Jaboatão dos Guararapes recebe ação gratuita de saúde e cidadania nesta sexta-feira

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/03/2017 às 17:29
Serviços de saúde gratuitos serão oferecidos para a população no bairro do Curado IV (Foto ilustrativa: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
Serviços de saúde gratuitos serão oferecidos para a população no bairro do Curado IV (Foto ilustrativa: Marcelo Camargo / Agência Brasil) FOTO: Serviços de saúde gratuitos serão oferecidos para a população no bairro do Curado IV (Foto ilustrativa: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O bairro do Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, receberá nesta sexta-feira (10), das 8h às 16h, uma ação de saúde e cidadania gratuita. Entre os serviços oferecidos para a população, testes de glicose, hepatite B e C, aferição de pressão arterial e atendimento médico de ouvido garganta e pele. A iniciativa faz parte do Projeto Colmeia Comunidade, do Serviço Social do Comércio (Sesc) Pernambuco. A expectativa é realizar cerca de cinco mil atendimentos.

Haverá a distribuição de 100 fichas para as consultas médicas durante todo o dia de otorrino e dermatologia, sendo 50 para cada especialidade. A Secretaria de Saúde municipal participará da mobilização, realizando técnicas de alongamento, orientando contra o câncer de mama e o colo de útero e informando sobre doenças como a dengue e leptospirose. Uma equipe do Hemope vai fornecer esclarecimentos sobre o processo de doação de sangue e da medula óssea.

A população poderá contar ainda com orientações sobre saúde bucal e aplicação de flúor, doenças como DST/aids, câncer de mama e colo do útero e físico-funcional, esta última destacando a importância da prática esportiva. Também serão dadas instruções nutricionais, bem como ocorrerá uma oficina sobre o aproveitamento integral dos alimentos.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) estará com a unidade móvel na escola e a Secretaria Estadual de Saúde levará a do Bafômetro. O Instituto de Identificação Tavares Buril emitirá todas as vias da Carteira de Identidade para quem possuir acima dos 14 anos. Serão distribuídas 50 fichas para este serviço. O público poderá contar com orientações jurídicas e informações dos benefícios do INSS, além da simulação de contagem de tempo de serviço até as 13h. Já a Unidade de Imagem Pessoal do Senac promoverá cortes de cabelo feminino e masculino durante todo o dia e o Senac Saúde estará aferindo a pressão.

O Departamento Estadual de Trânsito - Pernambuco (Detran-PE) estará atendendo na unidade móvel com serviços como o histórico do nada consta de multas, informações de pontuação na Carteira de Habilitação, emissão de taxas, consultas de encargos e débitos, e atualização de endereço. Haverá ainda palestra sobre a TV digital e analógica, além de arrecadação de latas de alumínio e orientação sobre sustentabilidade com o CEBRAC – ECOCEBRAC.

Projeto

O Colmeia Comunidade começou a ser realizado em setembro de 2016 e teve cinco edições, passando pelas comunidades do Alto José do Pinho, Ibura, Santo Amaro, Macaxeira e Bomba do Hemetério. Cerca de 20 mil pessoas foram atendidas ao todo no ano passado. Em 2017, a iniciativa chegará aos bairros do Arruda, Coque, Vasco da Gama, Coelhos, Ipsep, Prado, Santo Amaro e Jardim São Paulo, na cidade do Recife. Além disso, também beneficiará os moradores de Gravatá, Caruaru, Paudalho, Goiana, São Lourenço da Mata, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina.

Serviço

Projeto Colmeia Comunidade

Data: 10 de março, sexta-feira

Horário: 8h às 16h

Local: Curado IV - Escola Senador Aderbal Jurema - Rua João Lopes, s/nº, Jaboatão dos Guararapes