Dia Mundial da Audição: data alerta para importância da prevenção à perda auditiva

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/03/2017 às 16:20
Cerca de 35% das perdas auditivas são consequência da exposição a ruídos diários (Foto ilustrativa: Photl.com)
Cerca de 35% das perdas auditivas são consequência da exposição a ruídos diários (Foto ilustrativa: Photl.com) FOTO: Cerca de 35% das perdas auditivas são consequência da exposição a ruídos diários (Foto ilustrativa: Photl.com)

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a perda auditiva é a deficiência mais comum em todo o mundo. Pensando em alertar a população sobre a importância de proteger nossa capacidade de escuta, a entidade escolheu o dia 3 de março (esta sexta-feira) como o Dia Mundial da Audição.

Leia também:

» Fique atento aos cuidados com a audição no Carnaval

» Pais devem ficar atentos aos brinquedos que podem prejudicar audição das crianças

» Uso inadequado de fones de ouvido é ameaça à audição de jovens, diz estudo

» Saiba como reconhecer e procurar apoio para problemas de audição nas crianças

No Brasil cerca de 15 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência auditiva, seja ela total ou parcial. Mas se engana quem pensa que nossa audição apenas é prejudicada após traumas profundos, idade avançada ou questões genéticas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia, cerca de 35% das perdas auditivas são consequência da exposição a ruídos diários. Ou seja, normalmente as pessoas são vítimas dos males causados pelo barulho do dia a dia sem nem perceber, já que há algum tipo de barulho em toda parte.

"A verdade é que quando detectado algum prejuízo auditivo, este é considerado irreversível. Por isso a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar problemas ou para detectá-los precocemente e assim iniciar o tratamento de reabilitação auditiva", explica Aline Magalhães, fonoaudióloga da Menthel, licenciada exclusiva da Siemens em Pernambuco.

Hábitos simples, cultivados desde cedo, contribuem para prevenir o problema. “Evitar a exposição à poluição sonora, controlar o uso de aparelhos de som e fones de ouvido, observar se está tendo dificuldades para ouvir, são recomendações que ajudam a evitar problemas auditivos, além da frequência regular a um médico especialista”, comenta a especialista.

Vale reforçar que os check-ups médicos não devem ser apenas aqueles que avaliam a saúde do nosso coração e outros órgãos vitais. É importante realizar exames auditivos com frequência e não esperar para cuidar da audição apenas quando perceber algum incômodo.

No caso de pessoas que já estão com a audição comprometida, o tratamento através do aparelho auditivo é indicado para qualquer grau de perda auditiva. “É importante que ele seja colocado assim que for identificado o déficit auditivo para que haja uma estimulação neural e essa perda não progrida de maneira rápida”, conclui a fonoaudióloga.