Exagerou no Carnaval? Confira dicas de desintoxicação para recuperar a energia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/03/2017 às 14:04
Uma das dicas é apostar em uma alimentação leve e nutritiva, abusando das frutas e evitando comidas gordurosas (Foto: Pixabay)
Uma das dicas é apostar em uma alimentação leve e nutritiva, abusando das frutas e evitando comidas gordurosas (Foto: Pixabay) FOTO: Uma das dicas é apostar em uma alimentação leve e nutritiva, abusando das frutas e evitando comidas gordurosas (Foto: Pixabay)

Quem gosta de Carnaval, sabe que é difícil voltar à rotina após quatro dias intensos de muita folia. Cansaço, indisposição e até algumas viroses são algumas das queixas mais comuns dos foliões. Para recuperar a energia depois desse período exaustivo, a nutricionista Raíssa Garcia, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, listou algumas dicas essenciais para uma desintoxicação completa no organismo.

Leia também:

» Exagerou na bebida alcoólica? Especialistas explicam como combater a ressaca de Carnaval

» Carnaval: Confira dicas para cuidar da saúde e ter disposição até a Quarta-Feira de Cinzas

» No Carnaval, intoxicação por bebida alcoólica responde por 40% dos atendimentos do Samu

» Cirurgias por traumas causados em acidentes de trânsito sobem entre 40% e 60% no Carnaval

Confira as principais recomendações:

1. Reidrate o corpo

Após gastar muita energia, agora é o momento de repor os líquidos. “A água é a melhor forma de repor os nutrientes e energia do corpo. Melhor até que os sucos de fruta com açúcar ou as bebidas industrializadas”. A nutricionista indica como alternativa a água de coco, desde que tirada diretamente da fruta.

2. Opte pelas comidas leves e nutritivas

É comum ingerir comidas industrializadas durante o Carnaval, extremamente ricas em gorduras. Por isso, a dica é apostar em uma alimentação leve e nutritiva. “Abuse de frutas, verduras e legumes e evite frituras, gorduras animais e açúcares”. Outra sugestão são alimentos ricos em fibras para melhorar o funcionamento intestinal.

3. Nada de álcool nos próximos dias

No período “detox”, o melhor a se fazer é permanecer hidratado. “Ficar ao menos uma semana sem ingerir álcool é fundamental para diminuir a sensação de inchaço”, complementa Raíssa Garcia.

4. Aposte nos chás

Muitos tipos de chás, em especial o verde e o preto, são ricos em antioxidantes e ajudam a desintoxicar o corpo. A nutricionista indica ainda os chás de carqueja, que apresenta propriedades protetoras ao estômago e ao fígado, e o de boldo, que facilita a digestão e ajuda na recuperação do fígado e da vesícula biliar.

5. Descanso ao corpo

Uma das dicas mais importantes é dar tempo suficiente ao seu corpo para que ele se recupere, elimine todas as toxinas e volte a funcionar normalmente. Por isso, a dica é repousar nos próximas dias e evitar uma alimentação desregrada, principalmente logo após o Carnaval.