OMS publica lista de bactérias que representam a maior ameaça para a saúde humana

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/02/2017 às 16:38
OMS divulga catálogo de 12 famílias de bactérias que representam a maior ameaça para a humanidade. Lista foi elaborada para promover desenvolvimento de novos antibióticos, como parte dos esforços para enfrentar crescente resistência aos medicamentos  (Foto: Free Images)
OMS divulga catálogo de 12 famílias de bactérias que representam a maior ameaça para a humanidade. Lista foi elaborada para promover desenvolvimento de novos antibióticos, como parte dos esforços para enfrentar crescente resistência aos medicamentos (Foto: Free Images) FOTO: OMS divulga catálogo de 12 famílias de bactérias que representam a maior ameaça para a humanidade. Lista foi elaborada para promover desenvolvimento de novos antibióticos, como parte dos esforços para enfrentar crescente resistência aos medicamentos (Foto: Free Images)

Com informações da Organização Pan-Americana da Saúde 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, nesta segunda-feira (27), sua primeira lista de “agentes patogênicos prioritários” resistentes aos antibióticos – um catálogo de 12 famílias de bactérias que representam a maior ameaça para a saúde humana. A lista foi elaborada numa tentativa de orientar e promover a pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos antibióticos, como parte dos esforços da OMS para enfrentar a crescente resistência global aos medicamentos antimicrobianos.

A lista destaca, em particular, a ameaça de bactérias gram-negativas resistentes a múltiplos antibióticos. Essas bactérias têm capacidades inatas de encontrar novas formas de resistir ao tratamento e podem transmitir material genético que permite a outras bactérias se tornarem também resistentes aos fármacos.

Leia também:

Pesquisa revela que objetos apresentam quantidade surpreendente de bactérias

Proteste alerta: antibióticos em frangos podem gerar bactérias resistentes

“Esta lista é uma nova ferramenta para garantir que a P&D responda às necessidades urgentes de saúde pública”, diz a subdiretora-geral da OMS para Sistemas de Saúde e Inovação, Marie-Paule Kieny. “A resistência aos antibióticos está crescendo, e estamos ficando sem opções de tratamento. Se deixarmos as forças do mercado sozinhas, os novos antibióticos que precisamos mais urgentemente não serão desenvolvidos a tempo”.

A lista da OMS é dividida em três categorias de acordo com a urgência em que se necessitam novos antibióticos: prioridade crítica, alta ou média.

Alerta máximo

O grupo mais crítico de todos inclui bactérias multirresistentes, que são particularmente perigosa em hospitais, casas de repouso e entre os pacientes cujos cuidados exigem dispositivos como ventiladores e cateteres intravenosos. Entre elas, estão Acinetobacter, Pseudomonas e várias Enterobacteriaceae (incluindo Klebsiella, E. coli, Serratia e Proteus). São bactérias que podem causar infecções graves e frequentemente mortais, como infecções da corrente sanguínea e pneumonia.

Essas bactérias tornaram-se resistentes a um grande número de antibióticos, incluindo carbapenemas e cefalosporinas de terceira geração – os melhores antibióticos disponíveis para tratamento de bactérias multirresistentes.

O segundo e terceiro nível da lista (as categorias de prioridade alta e média) contêm outras bactérias que são cada vez mais resistentes aos fármacos e provocam doenças comuns, como gonorreia ou intoxicação alimentar causada por salmonela.

Especialistas em saúde do G20 vão se reunir nesta semana em Berlim. Segundo o ministro Federal da Saúde da Alemanha, Hermann Gröhe, “precisamos de antibióticos eficazes para os nossos sistemas de saúde. Precisamos agir juntos hoje para um amanhã mais saudável. Por isso, vamos discutir e chamar a atenção do G20 para a luta contra a resistência aos antimicrobianos. A primeira lista mundial de agentes patogênicos prioritários da OMS é uma nova e importante ferramenta para assegurar e orientar a pesquisa e o desenvolvimento relacionados aos novos antibióticos”.

A lista busca incentivar os governos a implementar políticas de incentivo à ciência básica e a P&D avançada por meio de agências financiadas pelo setor público e pelo setor privado, que invistam no descobrimento de novos antibióticos.