Programa de atenção à gestante adolescente do Hospital das Clínicas abre vagas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/02/2017 às 17:27
Encontros têm como objetivo oferecer acompanhamento multidisciplinar humanizado a pacientes grávidas (Foto ilustrativa: Pixabay)
Encontros têm como objetivo oferecer acompanhamento multidisciplinar humanizado a pacientes grávidas (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Encontros têm como objetivo oferecer acompanhamento multidisciplinar humanizado a pacientes grávidas (Foto ilustrativa: Pixabay)

O Programa de Atenção à Gestante Adolescente (Progesta), do Ambulatório de Pré-Natal do Hospital das Clínicas (HC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ainda tem vagas disponíveis para as futuras mamães interessadas em participar do 27º grupo do Progesta. Os encontros têm como objetivo oferecer acompanhamento multidisciplinar humanizado a pacientes grávidas com até 24 anos e 11 meses, além de estarem com gestação de até seis meses.

Leia também:

» Gestantes devem evitar viajar para países onde circula o zika, aconselha OMS

» Nova Caderneta da Gestante traz orientações contra o Aedes

Apesar das atividades já terem iniciado, as gestantes interessadas ainda podem entrar no grupo a partir do quinto encontro, agendado para o dia 2 de março. Nesta reunião, serão abordados os tipos e sinais do parto, além de uma visita à triagem obstétrica, centro obstétrico, maternidade e banco de leite humano do Hospital das Clínicas, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). "O objetivo é trabalhar as transformações físicas, incômodos, e prepará-las para um parto em que elas se sintam seguras, tranquilas e aptas aos cuidados consigo mesma (seja no pré, durante ou pós-parto) e com o bebê", explica a médica Rosário Veras Figueiroa, coordenadora do Progesta.

Para se inscrever, basta comparecer no dia 2 de março, às 7h30, na Sala Rosada, de número 216, localizada no Ambulatório de Pré-Natal do HC, no segundo andar do HC, com o cartão de gestante, documento de identidade e cartão do HC (caso seja paciente do Hospital). Não é necessário estar realizando o pré-natal no HC para participar do grupo.

Encontros

As reuniões do Progesta ocorrem sempre às quintas-feiras, das 8h às 9h, com sessões de fisioterapia, e, das 9h30 às 11h, com uma reunião do grupo comandada por algum profissional da área de saúde do HC, de forma participativa e dinâmica. A equipe é composta por médica pediatra e hebiatra (especialista em adolescentes), assistente social, enfermeira, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta.