Aplicativo gratuito incentiva pessoas com hipertensão a adotar estilo de vida saudável

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/02/2017 às 16:12
Ferramenta propõe ao usuário com hipertensão diversos desafios ao longo de dois meses de programa (Foto ilustrativa: Pixabay)
Ferramenta propõe ao usuário com hipertensão diversos desafios ao longo de dois meses de programa (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Ferramenta propõe ao usuário com hipertensão diversos desafios ao longo de dois meses de programa (Foto ilustrativa: Pixabay)

Com o objetivo de incentivar pessoas que convivem com hipertensão a praticarem atividade física e optarem por uma alimentação balanceadas, além de todos que desejam levar uma vida mais saudável, a Libbs Farmacêutica lançou o aplicativo gratuito Pulso Livre. A ferramenta, disponível para os sistemas iOS e Android, propõe ao usuário diversos desafios, como o de atingir o índice de massa corpórea (IMC) adequado e a melhorar a qualidade de suas refeições.

Leia também:

» Restrição de sono na gestação pode induzir hipertensão, aponta estudo

» Estudos apontam relação entre consumo de álcool e hipertensão arterial

» Aspectos emocionais afetam tratamento da hipertensão, diz pesquisa

» Sem chances para a hipertensão, uma inimiga silenciosa

A proposta do aplicativo é oferecer, ao longo de dois meses, dicas e desafios que se renovam a cada semana. Para começar, o usuário deve fotografar todas as refeições ao longo de três dias não consecutivos. Assim, ao final das oito semanas, ele poderá comparar as imagens e notar sua evolução. O aplicativo sugere mudanças possíveis e graduais, como consumir uma porção de fruta e salada ao dia, manter uma alimentação mais colorida, beber a quantidade adequada de água, caminhar e fazer alongamentos.

Imagem de tela do aplicativo Pulso Livre (Foto: Divulgação)

A ferramenta também conta com orientações sobre as quantidades correspondentes às porções de alimentos recomendadas, além de sugestões de posturas para os exercícios de alongamento. Também estão disponíveis dicas e informações sobre saúde, hipertensão e estilo de vida. Para que haja o acompanhamento adequado, o usuário pode cadastrar o e-mail do seu cardiologista e enviar atualizações sobre o seu avanço.

Outra vantagem é a agenda de consultas, que mostra os lembretes sempre que a data de ir ao médico se aproxima. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com o cardiologista Jairo Lins Borges, Professor do Departamento de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A hipertensão

Como entender a hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta? Segundo explicação da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), o coração e os vasos podem ser comparados a um torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta, não é verdade? O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados, a pressão sobe. Por isso, sistematicamente, ter hipertensão é ter a pressão arterial igual ou maior que 14 por 9.

É uma doença que pode atingir qualquer um de nós, principalmente se não levarmos em conta os perigos dos fatores de risco. Entre os hábitos que contribuem para o surgimento da doença, estão: tabagismo, obesidade e consumo excessivo de álcool. Se não tratada e acompanhada por um médico especialista, a pressão pode atacar os vasos, coração, rins e cérebro.