Orquestra do Galo da Madrugada faz o Carnaval dos pacientes do Hospital da Tamarineira

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/02/2017 às 19:40
Ideia do bloco é confraternizar folia de Momo com os pacientes do Hospital Ulysses Pernambucano, mais conhecido como Hospital da Tamarineira (Foto: Alexandre Severo / Acervo JC Imagem)
Ideia do bloco é confraternizar folia de Momo com os pacientes do Hospital Ulysses Pernambucano, mais conhecido como Hospital da Tamarineira (Foto: Alexandre Severo / Acervo JC Imagem) FOTO: Ideia do bloco é confraternizar folia de Momo com os pacientes do Hospital Ulysses Pernambucano, mais conhecido como Hospital da Tamarineira (Foto: Alexandre Severo / Acervo JC Imagem)

O Hospital Ulysses Pernambucano (HUP), mais conhecido como Hospital da Tamarineira, no bairro de mesmo nome, Zona Norte do Recife, volta a realizar este ano o bloco carnavalesco da unidade. Aberto ao público, o Bloco da Folia acontecerá nesta sexta-feira (24), a partir das 9h. A festa contará com a animação de uma parte da Orquestra do Galo da Madrugada. A ideia é confraternizar a folia de Momo entre os pacientes e funcionários do hospital.

Leia também:

» Rivotril: uma mania perigosa

» Mindfulness: Conheça técnicas de meditação e respiração para afastar o estresse e ter mais foco

» Programa de cuidado com saúde mental auxilia idosos com depressão

» No Recife, pacientes com depressão são convidados a participar de pesquisa com novo tratamento

» Confira 7 dicas para combater a insônia

"Nós tentamos ao máximo tirar o estigma da sociedade em torno da psiquiatria. Por isso, o objetivo do bloco é fazer com que esses pacientes, mesmo internados, participem de eventos comuns da sociedade", ressalta a psiquiatra da unidade Milena França e membro da diretoria da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP). Ao longo do mês, os pacientes do HUP participaram de três oficinas de customização de camiseta promovidas pelo coletivo Doida de Pedra. O grupo tem como objetivo a socialização do paciente psiquiátrico através da arte.

A princípio, a festa deve acontecer apenas no jardim externo do Hospital. O evento conta com o apoio da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP), do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). A entrada é gratuita.

O Hospital

A inauguração do hospital ocorreu em 1883, na época sob administração da Santa Casa de Misericórdia, passando para gestão estadual em 1924, por meio de decreto do governador Barbosa Lima Sobrinho. Em 1930, passou por um processo de restauração nas mãos do médico Ulysses Pernambucano. Pela importância do especialista para a unidade, o hospital passou a ser chamado de Hospital Ulysses Pernambucano (HUP).

Em 1992, o HUP, conhecido popularmente como Tamarineira, devido ao bairro do Recife em que está localizado, foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado.