Operação Lei Seca no Carnaval reforçará estrutura nos focos de folia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/02/2017 às 18:31
No total, serão 75 bloqueios itinerantes, sendo 12 educativos, com entrega de material informativo e 63 de fiscalização (Foto ilustrativa: Pixabay)
No total, serão 75 bloqueios itinerantes, sendo 12 educativos, com entrega de material informativo e 63 de fiscalização (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: No total, serão 75 bloqueios itinerantes, sendo 12 educativos, com entrega de material informativo e 63 de fiscalização (Foto ilustrativa: Pixabay)

Além do reforço nos plantões de saúde e vigilância contra a febre amarela, a Operação Lei Seca (OLS) em Pernambuco durante o Carnaval terá estrutura fortalecida nos focos mais intensos de folia. No sábado (25), a operação fará bloqueios de 24 horas - das 8h (sábado) às 8h do domingo (26), circundando as principais vias que dão acesso ao desfile do Galo da Madrugada. No total, serão 75 bloqueios itinerantes, sendo 12 educativos, com entrega de material informativo (folhetos, adesivos e camisinhas), e 63 de fiscalização.

Leia também:

» Alerta para acidentes de trabalho devido ao consumo de bebidas alcoólicas

» Entidade orienta sobre prevenção de problemas com álcool entre jovens

» Jovens têm comportamento de risco depois de ingerir álcool, diz pesquisa

» Alcoolismo é um dos maiores responsáveis por pedidos de afastamento em São Paulo

Além dos veículos normalmente abordados, como carros de passeio, táxis, motos e ônibus de linhas convencionais, os motoristas que conduzem os veículos de turismo também farão testes do bafômetro. Neste ano, as equipes de fiscalização atuarão com reforço de oito motos, que acompanharão os bloqueios diários e ficarão em pontos estratégicos, próximos a retornos e conversões. Contarão, ainda, com o apoio de equipes da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães).

Outra novidade será o uso de uma ferramenta para evitar que condutores não consigam transpor, sem autorização, o bloqueio viário. O equipamento é composto por dois redutores de velocidade, espécie de lombada móvel, que serão colocados no chão no início e término do bloqueio. Mais à frente, outro dispositivo estará montado e caso seja necessário, será acionado: pinos de metal furam os pneus do veículo, bloqueando o movimento das rodas. Será a primeira vez que o equipamento será montado nas blitze, ainda como forma de teste.

As atuações ocorrem em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco (DER-PE), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes de trânsito municipal (Caruaru, Recife, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Ipojuca), Samu-192 e Universidade de Pernambuco (UPE).

Balanço

Em 2016, a operação Lei Seca no Carnaval abordou 15.026 veículos, totalizando 185 infrações por alcoolemia (5 crimes, 115 recusas ao teste do bafômetro e 65 constatações do consumo de bebida alcoólica pelo condutor). No total, 161 veículos foram rebocados, 1.064 motoristas multados.