Febre amarela: Pernambuco reforça vigilância no aeroporto durante o Carnaval

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/02/2017 às 18:12
Ações no Aeroporto Internacional do Recife e no Terminal Integrado de Passageiros acontecerão nos dois primeiros dia de folia (Foto: Arnaldo Carvalho / JC Imagem)
Ações no Aeroporto Internacional do Recife e no Terminal Integrado de Passageiros acontecerão nos dois primeiros dia de folia (Foto: Arnaldo Carvalho / JC Imagem) FOTO: Ações no Aeroporto Internacional do Recife e no Terminal Integrado de Passageiros acontecerão nos dois primeiros dia de folia (Foto: Arnaldo Carvalho / JC Imagem)

Atento ao surto de febre amarela em alguns estados brasileiros, o Governo de Pernambuco reforçará a vigilância nos pontos de desembarque de passageiros. Equipes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) estarão no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), na Várzea, Zona Oeste do Recife, e no Aeroporto Internal do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na Zona Sul da cidade, na sexta-feira (24) e no sábado (25). São nestes dois dias que os terminas aeroportuário e rodoviário registram o maior fluxo de passageiros.

Leia também:

» Cerca de 4 mil profissionais reforçam plantões de saúde no Estado durante o Carnaval

» Vai viajar para fora? Saiba quais países exigem vacina contra a febre amarela

» Febre amarela: nova vacina de DNA da Fiocruz PE alcança bons resultados em camundongos

» Tire suas dúvidas sobre a febre amarela e saiba como se proteger em regiões silvestres, rurais ou de mata

» Febre amarela: saiba quem não deve tomar a vacina e como a proteção é feita nesses casos

A mobilização terá como foco distribuir 10 mil panfletos informativos sobre a doença, como é transmitida, sintomas, o que fazer em caso de suspeita e como prevenir. "Teremos apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que saberá quais voos chegarão de locais onde já ocorreram casos. A abordagem pessoal, então, será estratégica e potencializada. A tripulação também notificará caso algum passageiro apresente sintomas durante a viagem", explica Patrícia Ismael, diretora geral de Informações e Ações Estratégicas em Vigilância Epidemiológica da SES.

Outros 10 mil folhetos sobre febre amarela serão entregues às equipes educativas da Operação Lei Seca, que atuarão no trânsito e rodovias estaduais com a entrega do material. As 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), unidades administrativas da SES, também receberão o mesmo quantitativo para entrega em polos carnavalescos no interior.

Segundo a SES, Pernambuco não registra casos de febre amarela desde a década de 1930. Ainda de acordo com o órgão, não há registro da febre amarela urbana no Brasil, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, desde 1942.

A doença

Doença infecciosa febril aguda causada por vírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae, e transmitida por insetos Haemagogus ou Aedes aegypti no caso da febre amarela silvestre e febre amarela urbana, respectivamente. O Aedes aegypti torna-se capaz de transmitir o vírus da febre amarela 9 a 12 dias após ter picado uma pessoa infectada.

Febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (gengivas, nariz, estômago, intestino e urina) são alguns dos sintomas da doença.

A única forma de evitar a febre amarela é a vacinação. A imunização é indicada para os moradores de Pernambuco que irão viajar para áreas que tenham recomendação para vacinar pelo Ministério da Saúde. É possível verificar no site do Ministério da Saúde.