Vai viajar para fora? Saiba quais países exigem vacina contra a febre amarela

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/02/2017 às 14:01
Atualmente, não mudança de status do Brasil quanto à risco sanitário junto à Organização Mundial da Saúde, apesar do surto de febre amarela em alguns estados (Foto: Guga Matos / JC Imagem)
Atualmente, não mudança de status do Brasil quanto à risco sanitário junto à Organização Mundial da Saúde, apesar do surto de febre amarela em alguns estados (Foto: Guga Matos / JC Imagem) FOTO: Atualmente, não mudança de status do Brasil quanto à risco sanitário junto à Organização Mundial da Saúde, apesar do surto de febre amarela em alguns estados (Foto: Guga Matos / JC Imagem)

Para quem vai viajar para o exterior nos próximos dias, vale o alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Alguns dos 254 países (regiões) signatários do Regulamento Sanitário Internacional exigem também o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) como prova de imunização contra algumas doenças, a exemplo da febre amarela. Nicarágua e Panamá são alguns dos países que exigem vacinação contra a febre amarela.

Leia também:

» Casos notificados de febre amarela no Brasil já ultrapassam a marca de mil, diz ministério

» Febre amarela: saiba quem não deve tomar a vacina e como a proteção é feita nesses casos

» Tem alguma dúvida sobre a vacina contra a febre amarela? Confira as recomendações

» Tire suas dúvidas sobre a febre amarela e saiba como se proteger em regiões silvestres, rurais ou de mata

Para consultar a lista de todos os países que exigem o CIVP, o interessado deve se cadastrar no Guia do Viajante da Anvisa e procurar as orientações sobre o país de destino. Também há informações no site da Organização Mundial da Saúde. A lista é variável e pode ser alterada dependendo do contexto epidemiológico mundial. Atualmente, o CIVP é exigido apenas como comprovante de vacinação contra febre amarela. Confira dicas do coordenador de saúde do viajante da Anvisa, Rodolfo Navarro Nunes, sobre como obter o CIVP:

Atualmente, não mudança de status do Brasil quanto à risco sanitário junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), apesar do surto de febre amarela nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. Segundo a Anvisa, o País também exige o certificado e não há qualquer ação restritiva por parte dos países signatários do RSI e, portanto, do CIVP.

Ao todo, no mundo, são 254 países (regiões) signatários do Regulamento Sanitário Internacional, entre eles o Brasil. Desses, 60% (152 países) exigem o CIVP e 40% (102 países) não exigem. A maioria dos países que exigem estão na América do Sul, América Central, Ilhas localizadas no Caribe e na Oceania, África e Ásia, incluindo países do Oriente Médio.