Eu quero pepitar: bloco inclusivo reúne foliões com deficiência há oito anos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/02/2017 às 9:00
Criado em 2010, prévia carnavalesca Eu quero pepitar reunirá no dia 12 de fevereiro foliões que convivem com alguma deficiência (Foto: Divulgação)
Criado em 2010, prévia carnavalesca Eu quero pepitar reunirá no dia 12 de fevereiro foliões que convivem com alguma deficiência (Foto: Divulgação) FOTO: Criado em 2010, prévia carnavalesca Eu quero pepitar reunirá no dia 12 de fevereiro foliões que convivem com alguma deficiência (Foto: Divulgação)

Um momento para chamar a atenção para a importância da inclusão das pessoas que convivem com alguma deficiência física ou mental nos dias da folia de Momo. Essa é a proposta principal do bloco 'Eu quero pepitar', que este ano realizará seu oitavo desfile. A festa, marcada para acontecer no dia 12 de fevereiro, a partir das 15h, ficará por conta do Maracatu Batuque Apabb e o Grupo de Percussão Paranambuca. A concentração será ao lado dos Armazéns do Porto, no bairro do Recife, área central da capital pernambucana. A programação é inteiramente gratuita.

Criado em 2010, a intenção do bloco é mostrar que o Carnaval pode e deve ser um período de festa para qualquer pessoa, não importa suas limitações. “Era uma maneira de brincarmos as prévias de carnaval. Muitas famílias comentavam que não tinham coragem de sair na festa de carnaval porque a inclusão e acessibilidade eram pontos pouco valorizados na folia, além das barreiras atitudinais” , comenta a fisioterapeuta Pepita Duran, criadora do bloco.

Em parceria com a agremiação Me Segura Senão eu Caio, este ano o bloco segue da concentração até o Marco Zero com o batuque das atrações que comandam a festa. Com o lema "Vamos mostrar a importância de ter uma visão inclusiva no Carnaval", a ideia é reunir as famílias e interessados em cair na folia. Para abrilhantar ainda mais a festa, os foliões devem ir fantasiados - vale de adereços carnavalescos a fantasias mais ousadas.

As atrações

O Maracatu Batuque da Apabb é uma das atrações que animarão a festa do 8º desfile do Eu quero pepitar. Composto por 39 integrantes que convivem com algum tipo de deficiência, entre percussionistas e dançarinos, a trupe será comandada pelo mestre João Batista. Já o Grupo de Percussão Paranambuca desfilará com aproximadamente 90 integrantes sob o comando do mestre Fernando Ribeiro. O repertório promete ser diversificado, incluindo ritmos como maracatu, caboclinho, afoxé, maculelê e músicas de artistas locais.

Serviço

8º desfile do bloco inclusivo 'Eu quero pepitar'

Data: domingo, 12 de fevereiro

Horário: concentração a partir das 15h

Local: ao lado dos Armazéns do Porto | Avenida Alfredo Lisboa, bairro do Recife, Recife

Informações: (81) 3241.1583 | 99743.1740 / 98849.5367

Entrada gratuita