Ação gratuita oferece serviços em Unidade de Saúde da Família em Areias

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/02/2017 às 17:25
Aferição de pressão arterial, teste de glicemia e teste rápido de HIV estão entre os serviços oferecidos
Aferição de pressão arterial, teste de glicemia e teste rápido de HIV estão entre os serviços oferecidos FOTO: Aferição de pressão arterial, teste de glicemia e teste rápido de HIV estão entre os serviços oferecidos

A Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta sexta-feira (3), a partir das 9h, uma ação gratuita de saúde na Unidade de Saúde da Família Chico Mendes / Ximboré, localizada na Primeira Travessa do Campo, em Areias, Zona Sul do Recife. Entre os serviços oferecidos, aferição de pressão arterial e realização de teste rápido de HIV.

Os profissionais de saúde da unidade também orientação a população sobre arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), reaproveitamento de alimentos, além de dicas sobre os benefícios de chás para o organismo. Uma Equipe de Saúde Bucal distribuirá kits de higiene.

Haverá também teste de glicemia, procedimentos de citologia, confecção do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e distribuição de preservativos.

Reciclagem

Durante a ação, o criador do Projeto Jardim do Lixo, Flávio Reis, construirá ao redor da unidade um jardim sustentável com materiais recicláveis. A ideia é minimizar pontos com acúmulo de lixo e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, além de colorir o ambiente.

Para isso, ele contará com a colaboração dos moradores e a parceria do Ceasa, que doará 15 sacos de adubo; da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), com a doação de pneus; e comércio da área, doando tintas e outros materiais.