Fiocruz Pernambuco promove workshp sobre zika e impactos sociais

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/01/2017 às 17:13
Pesquisa visa possibilitar melhores estratégias de prevenção e cuidados com bebês diagnosticados com síndrome congênita do zika (Foto: Ashlley Melo / JC Imagem)
Pesquisa visa possibilitar melhores estratégias de prevenção e cuidados com bebês diagnosticados com síndrome congênita do zika (Foto: Ashlley Melo / JC Imagem) FOTO: Pesquisa visa possibilitar melhores estratégias de prevenção e cuidados com bebês diagnosticados com síndrome congênita do zika (Foto: Ashlley Melo / JC Imagem)

A Fiocruz Pernambuco realizará na próxima terça (31) e quarta (1º) o workshop 'Impactos Sociais e Zika'. Pesquisadores do departamento de Saúde Coletiva da instituição, do Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz Rio de Janeiro), da London School e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se reunirão com representantes de organizações não-governamentais (ONGs) e de movimentos sociais diversos para discutir a realização de uma pesquisa voltada para o tema.

Diante da urgência causada pela velocidade, amplitude e gravidade dos casos de síndrome congênita do zika (SCZ), a maior parte dos estudos desenvolvidos, neste último ano, envolvendo a zika, concentraram suas investigações nos aspectos clínicos e epidemiológicos da doença. Assim, a pesquisa "Impactos sociais e econômicos do vírus zika no Brasil", visa possibilitar melhores estratégias de prevenção/cuidado, assim como a elaboração de políticas públicas culturalmente adequadas e uma melhor compreensão do custo humano da epidemia.

O estudo, financiado pela fundação Wellcome Trust, do Reino Unido, terá duração de um ano, contado a partir do whorkshop, e será aplicado nas cidades do Recife e Rio Janeiro. O evento será realizado no auditório da Fiocruz Pernambuco, aberto ao público na terça (31) e só para convidados na quarta (1º).

Programação completa

1º Dia – Aberto ao Público (31 de janeiro):

9h – Abertura oficial da Oficina de Trabalho

Representantes Institucionais/Governamentais

9h30 às 10h15 – Mesa de abertura

Objetivo: Apresentar o panorama da situação atual e estratégias de enfrentamento na assistência à saúde e vigilância epidemiológica dialogando com os objetivos da pesquisa e produtos esperados.

10h30 às 11h10 – Apresentação da pesquisa: Impactos sociais e econômicos da infecção pelo vírus da Zika no Brasil (Dra. Hannah Kuper)

11h10 às 12h30 - Debate

12h30 às 14h – Intervalo para Almoço

14h às 15h - Conferência “Zika e a vida das mulheres” – Fernanda Lopes – UNFPA

15h - Representantes dos Movimentos das Mães de Bebês com SCZ de Pernambuco

Objetivo: Apresentar as demandas e estratégias para enfrentamento da situação a partir do olhar das famílias

15h30 às 17h - Debate

2º dia – apenas para convidados (1º de fevereiro):  

9h30 às 12h - Representantes dos Movimentos de Mulheres de Pernambuco

Objetivo: Apresentar o olhar do movimento de mulheres e as estratégias de enfrentamento dos problemas relacionados às epidemias de arboviroses

14h às 17h - Diálogo com outros pesquisadores

Objetivo: Apresentar outras pesquisas sociais relacionadas a SCZ e impacto na vida das mulheres e sinalizar possíveis parcerias

Serviço

Workshop Impactos Sociais e Zika

Data: 31 de janeiro (terça) e 1º de fevereiro (quarta)

Horário: a partir das 9h (1º dia - aberto ao público)  e a partir das 9h30 (3º dia - só para convidados)

Local: auditório da Fiocruz Pernambuco | Avenida Professor Moraes Rego s/nº - Cidade Universitária, Recife