Serviço de apoio à mulher vítima de violência em PE realizou mais de 1,4 mil atendimentos em 2016

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/01/2017 às 15:12
Das 371 mulheres que procuraram o Wilma Lessa, 273 foram por violência sexual (Foto: Fernando da Hora/JC Imagem)
Das 371 mulheres que procuraram o Wilma Lessa, 273 foram por violência sexual (Foto: Fernando da Hora/JC Imagem) FOTO: Das 371 mulheres que procuraram o Wilma Lessa, 273 foram por violência sexual (Foto: Fernando da Hora/JC Imagem)

Durante todo o ano de 2016, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife, realizou 1.451 atendimentos a mulheres vítimas de violência. Desse total, 371 casos foram de primeiros atendimentos; os demais, retornos para acompanhamento clínico, social e psicológico. Do número de mulheres, 119 (32%) chegaram ao serviço após 72 horas do ocorrido, o que impossibilita alguns procedimentos, principalmente no caso de violência sexual.

"Sabemos que esse é um momento de vulnerabilidade para a mulher. Por isso, precisamos divulgar que o Wilma Lessa funciona 24 horas por dia, todos os dia da semana, para acolher esse público e oferecer todo o suporte de saúde, mantendo o sigilo necessário para cada tipo de caso", afirma a coordenadora do Wilma Lessa, Mayara Mendes. Ela ressalta a importância de se procurar a unidade o quanto antes, principalmente em caso de violência sexual, já que o uso das medicações profiláticas de prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis e gravidez devem ser feitas com até 72 horas após a violência.

Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa fica no Hospital Agamenon Magalhães, no Recife (Foto: SES/Divulgação) Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa fica no Hospital Agamenon Magalhães, no Recife (Foto: SES/Divulgação)

No serviço, que atende o público feminino a partir dos 12 anos, a mulher conta com o apoio de uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social para atender casos de violência doméstica e sexual. "O acompanhamento pode durar até 8 meses no caso de violência sexual. Esse é o tempo necessário para a realização de todos os exames e para que a paciente seja tratada por toda a equipe multiprofissional", ressalta Mayara. No caso de assistência social e psicológica, esse período pode ultrapassar, a depender da necessidade e disponibilidade de cada paciente.

Números

- 371 mulheres (primeiro atendimento) procuraram o Wilma Lessa em 2016

- 273 recorreram ao serviço porque sofreram violência sexual, 32 violência física, 62 violência sexual e física e 4 passaram por ameaça e violência verbal

- 110 mulheres de 12 a 18 anos; 256 de 19 a 59 anos; 5 mulheres idosas (acima de 60 anos)

Aborto

Seguindo o protocolo de atendimento às mulheres vítimas de violência, estabelecido pelo Ministério da Saúde, e também ao que determina o Código Penal brasileiro, que dá à mulher vítima de violência o direito em decidir pela continuidade ou não da gestação em decorrência do estupro, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa também é referência na realização das interrupções gestacionais nos casos em que a lei prevê, garantindo a assistência segura e humanizada às mulheres. Em 2016, 31 mulheres chegaram ao local com demanda para interrupção gestacional relatando violência sexual. Dessas, 23 optaram por realizar o procedimento.

Onde procurar ajuda

Além do Wilma Lessa, que pode atender mulheres de todo o Estado, há outras unidades de saúde municipais e estaduais para atender as mulheres vítimas de violência. Veja a lista abaixo:

- Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) - Recife

- Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) - Recife

- Hospital da Mulher do Recife - Recife

- Hospital e Maternidade Petronila Campos - São Lourenço da Mata

- Maternidade Arnaldo Marques - Recife

- Policlínica Agamenon Magalhães - Recife

- Maternidade Bandeira Filho - Recife

- Unidade Mista Prof Barros Lima - Recife

- Hospital Jesus Nazareno - Caruaru

- Hospital Regional Inácio de Sá - Salgueiro

- Hospital Dom Malan - Petrolina

- Hospital Professor Agamenon Magalhães - Serra Talhada