Unidade de atendimento especializado do Arruda realizará exames de colonoscopia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/01/2017 às 17:25
Unidade terá capacidade de realizar 144 exames de colonoscopia por mês ( Foto: Carlos Augusto / PCR)
Unidade terá capacidade de realizar 144 exames de colonoscopia por mês ( Foto: Carlos Augusto / PCR) FOTO: Unidade terá capacidade de realizar 144 exames de colonoscopia por mês ( Foto: Carlos Augusto / PCR)

A Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Deputado Antônio Luiz Filho, no bairro do Arruda, Zona Norte do Recife, passará a contar a partir desta sexta-feira (20) com o serviço de colonoscopia. O exame permite a visualização direta do interior do reto e do intestino grosso, fornecendo informações aos médicos que testes radiológicos comuns não são capazes de dar. Outra vantagem do exame, segundo os especialistas, é que pode ser usado tanto para fins de diagnóstico como para tratamento de algumas doenças do cólon e do reto.

Segundo o diretor médico da unidade, André Maciel, a UPAE terá capacidade de realizar 144 exames de colonoscopia por mês. O procedimento é solicitado para o paciente a partir de uma avaliação médica, por meio da regulação municipal. Para oferecer o serviço, foi contratado um médico especialista na área, e adquiridos equipamento e materiais específicos.

A unidade

A UPAE do Arruda oferece nove especialidades médicas: reumatologia, endocrinologia, cardiologia, neurologia, nefrologia, psiquiatria, urologia, pneumologia e ortopedia; além dos serviços de apoio diagnóstico, como ergometria, ecocardiograma, raio–X, ultrassonografia, eletrocardiograma e endoscopia digestiva.

Junto às outras categorias profissionais, a unidade possui o serviço de reabilitação motora com uma equipe especializada em fisioterapia e terapia ocupacional; além de nutrição, psicologia, enfermagem, farmácia e serviço social.

Segundo a direção da unidade, são realizados uma média de 2.200 atendimentos por dia. Desde que foi inaugurada em julho passado, a UPAE do Arruda já realizou mais de 87 mil atendimentos, entre consultas médicas, não médicas, exames (diagnósticos e laboratoriais) e sessões de fisioterapia.

Serviço

Abertura do serviço de colonoscopia na UPAE Arruda

Data: sexta, 20 de janeiro

Horário: 7h

Local: UPAE do Arruda | Avenida Professor José dos Anjos, s/n - Arruda, Recife