Angola confirma dois casos de zika e novo surto de cólera

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/01/2017 às 12:26
País já havia tomado uma série de medidas para controlar epidemias do zika e cólera (Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem)
País já havia tomado uma série de medidas para controlar epidemias do zika e cólera (Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem) FOTO: País já havia tomado uma série de medidas para controlar epidemias do zika e cólera (Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem)

Da Agência Brasil (Com Rádio França Internacional)

O Ministério angolano da Saúde confirmou ontem (8) dois casos de infecção pelo vírus zika no país, e um surto de cólera num município Zaire. O país já havia tomado uma série de medidas para controlar estas epidemias. Angola é atingida por um surto de cólera num município da província do Zaire, nordeste do país, põe em perigo a transação comercial na fronteira com o Congo.

Foram registrados 8 mortos e 90 casos de cólera. Esses dados preocupam as populações fronteiriças e o Ministério angolano da Saúde. As autoridades sanitárias angolanas reagiram adotando medidas de controle da doença que afeta comerciantes da localidade do Zaire.

Mas não é só este surto de cólera que preocupa as pessoas. Foram confirmados dois novos casos de infecção pelo vírus zika, em Luanda e Viana, nos arredores da capital angolana.

Tudo isto quando o país está igualmente atingido por chuvas torrenciais que também estão causando distúrbios e a circulação das pessoas, dificultando a jornada do novo ano político da União Nacional para a Independência Total de Angola - UNITA, que tem a sua sede no município de Viana.