publicidade
07/jan
Celina Turchi ao lado do diretor da Fiocruz Pernambuco, Sinval Brandão Filho (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)
Celina Turchi ao lado do diretor da Fiocruz Pernambuco, Sinval Brandão Filho (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

Nesta segunda-feira, a TV JC recebe Celina Turchi, eleita uma das 10 personalidades na ciência pela Nature

07 / jan
Publicado por Cinthya Leite em Aedes aegypti - 07/01/2017 às 10:02

Eleita uma das dez personalidades de 2016 na ciência pela revista britânica Nature, a pesquisadora Celina Turchi, da Fiocruz Pernambuco, foi responsável por coordenar uma força-tarefa que deu respostas a inquietações de cientistas de todo o mundo. Ela passou a ser maestrina de uma orquestra que escreve novos capítulos nos tratados de medicina.

No dia 10 dezembro de 2015, quando o conhecimento sobre o zika era limitado, Celina detalhou para a imprensa o estudo que começava a coordenar para investigar fatores relacionados à explosão dos casos de microcefalia. Hoje não restam dúvidas de que Celina ajudou a apresentar ao mundo evidências que demonstrou o vínculo entre zika e complicações que ainda desafiam epidemiologistas.

Leia também:

Microcefalia: pesquisadores da Fiocruz Pernambuco começam a monitorar os partos

“Por que há casos de gêmeos em que um tem comprometimento e o outro não? Há algum fator, no próprio indivíduo, que faz ele resistir à infecção?”. São algumas das perguntas ainda feitas em todo o mundo.

O olhar de Celina é fundamental para construir essas respostas. Para falar sobre o assunto, ela participa de entrevista, nesta segunda, na TV JC, às 10h. A transmissão acontece na fanpage do JC. A pesquisadora será entrevistada por Cinthya Leite, repórter do JC e editora do blog Casa Saudável, e por Mariana Barros, repórter da TV Jornal.


FECHAR