Mamógrafo móvel do Recife inicia atividades de 2017 na próxima segunda-feira

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/01/2017 às 14:25
Para o mês de janeiro, a Secretaria de Saúde do Recife oferecerá 1.060 vagas para exames de mamografia no caminhão (Foto: Irandi Souza / PCR)
Para o mês de janeiro, a Secretaria de Saúde do Recife oferecerá 1.060 vagas para exames de mamografia no caminhão (Foto: Irandi Souza / PCR) FOTO: Para o mês de janeiro, a Secretaria de Saúde do Recife oferecerá 1.060 vagas para exames de mamografia no caminhão (Foto: Irandi Souza / PCR)

O mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife (PCR) inicia as atividades deste ano na próxima segunda-feira (9) na Unidade de Saúde da Família (USF) Alto da Bela Vista, no bairro do Ibura, Zona Sul da capital pernambucana. Para o mês de janeiro, a Secretaria de Saúde do Recife oferecerá 1.060 vagas para exames de mamografia no caminhão que circula pelas comunidades.

Leia também:

» Conheça a quimioprevenção, indicada para mulheres com alto risco para desenvolver câncer de mama

» Quatro em cada dez mulheres não fazem mamografia

» Dor nas mamas: saiba quando é preciso investigar

» Conheça mitos e verdades sobre câncer de mama

Para realizar o exame, a mulher precisa ter entre 50 e 69 anos, faixa etária considerada de risco para o câncer de mama pelo Ministério da Saúde (MS). As interessadas devem comparecer ao local da mobilização com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documento de identidade oficial e comprovante de residência. Não é necessária marcação prévia para realizar a mamografia. Confira a programação completa de janeiro:

mamografo-programacao-janeiro-2017

O resultado é entregue na unidade mais perto de onde o veículo ficou estacionado. Os casos positivos são referenciados para confirmação de diagnóstico e para unidades de tratamento.

Balanço

Entre janeiro e novembro de 2016, foram feitas 15.493 mamografias no caminhão, facilitando o acesso à mamografia, principal exame que detecta alterações na mama. Com o diagnóstico precoce as chances de curam podem ultrapassar os 90%.