saúde

DERRAME NOS OLHOS: Entenda o que é, causas e como tratar

Uma veia estourada no olho pode ser motivo de preocupação devido sua aparência, mas nem sempre é grave; especialista explica causas e como tratar um derrame no olho

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/01/2017 às 13:53 | Atualizado em 14/09/2023 às 14:53
Reprodução
Hemorragia subconjuntival, mais conhecida como derrame nos olhos, pode aparecer em hipertensos, pessoas com diabetes e também após traumas nos olhos FOTO: Reprodução

Um derrame nos olhos, ou hemorragia subconjuntival, pode causar medo e preocupação em virtude de sua aparência, que não é agradável.

Entretanto, os especialistas garantem que, na maioria dos casos, não oferece riscos e é bastante simples de tratar.

>> Coçar os olhos pode agravar deformidade na córnea e aumentar grau de astigmatismo

O que pode causar derrame no olho?

O derrame acontece quando um dos vasos da conjuntiva (membrana transparente que reveste a parte interna das pálpebras e a região branca dos olhos) se rompe. Em grande parte dos casos é registrado em pacientes com pressão alta ou diabetes.

Também pode ser ocasionado por microtraumas no olho ou até por esforços excessivos, como tossir repetidamente ou vômitos frequentes. Esses movimentos podem aumentar a pressão venosa e romper os pequenos vasos do olho.

"São veias muito finas, que se rompem diante desses esforços. Algumas mães, quando estão amamentando, também atingem os olhos dos bebês e ficam preocupadas, porque a aparência pode ser assustadora", explica o oftalmologista Thiago Correia, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope).

Como a área afetada tem muitos vasos, quando ocorre extravasamento de sangue a aparência é considerada preocupante para o paciente.

"Costumo comparar com uma pancada na perna, que deixa a região roxa, por causa do sangue, que fica acumulado no local. Porém, como a pele é mais grossa, não conseguimos enxergar bem o sangue, mas no olho conseguimos. Mas nada mais é do que sangue acumulado e some de duas a três semanas", pontua.

Como tratar derrame no olho?

Mesmo com a simplicidade do problema, a recomendação é procurar um oftalmologista assim que os sintomas forem notados.

"Em caso de pancadas, é preciso ver se tem algum trauma que venha a prejudicar a visão. E se for algum pico hipertensivo e o paciente não sabe que tem o problema, nós encaminhamos para um médico especialista", ressalta Correia.

>> Confira alimentos que ajudam a manter a saúde dos olhos

Em alguns casos, os médicos prescrevem colírios, principalmente os que têm pequena dose de vasoconstritor, para contrair o vaso.

“Nós podemos recomendar também um lubrificante gelado, porque o gelado ajuda. O mais indicado, no aspecto de tratamento, é que o indivíduo, ao perceber a vermelhidão no olho, coloque uma compressa fria no local para contrair os vasos”, finaliza o oftalmologista.

Derrame no olho deixa sequelas?

A hemorragia subconjuntival não causa danos irreversíveis.

Normalmente, se reverte espontaneamente, mesmo se o volume de sangue for muito grande. Em duas semanas, é absorvido espontaneamente.