Conhece a blefaroplastia? Saiba mais sobre a cirurgia que corrige imperfeições nas pálpebras

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/01/2017 às 16:47
Técnica para eliminar bolsões de gordura e outras imperfeições nas pálpebras, blefaroplastia é procedimento simples e muito procurado no País (Foto ilustrativa: Pixabay)
Técnica para eliminar bolsões de gordura e outras imperfeições nas pálpebras, blefaroplastia é procedimento simples e muito procurado no País (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Técnica para eliminar bolsões de gordura e outras imperfeições nas pálpebras, blefaroplastia é procedimento simples e muito procurado no País (Foto ilustrativa: Pixabay)

Blefaroplastia. A julgar pelo nome, você provavelmente imaginaria um procedimento bastante complicado e desconhecido. Mas saiba que ele é mais simples e popular do que outras diversas intervenções cirúrgicas. A técnica é destinada a correções na região das pálpebras, principalmente para eliminar os bolsões de gordura e excesso de pele. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) revelam que, em 2011, houve um aumento de 120% nesse tipo de cirurgia no Brasil. Os números levaram a blefaroplastia ao 4º lugar no ranking brasileiro de procedimentos estéticos.

Leia também:

» Além da estética: toxina botulínica é usada em tratamentos odontológicos

» Você sabia que existe clareamento vaginal e anal? Conheça tudo sobre a nova técnica

"A blefaroplastia serve para acabar com aqueles inimigos que impedem a boa aparência do rosto. Ele permite eliminar os bolsões de gordura e o excesso de pele das pálpebras de forma a garantir uma melhor harmonia do rosto", explica a cirurgiã plástica Wanessa Sigiane, da Clínica Médica Angiovitta. Quer saber mais sobre esse tema? A especialista no assunto esclareceu as cinco principais dúvidas. Seguem 5 respostas da Dra. Wanessa Sigiane, que esclarecem as principais dúvidas sobre o assunto. Confira:

1. Quem pode se submeter à blefaroplastia?

Todos que se sentem incomodados com os excessos de pele e de gordura nas proximidades dos olhos, seja na parte superior ou inferior. Em geral, são características que deixam as pessoas com a aparência de cansadas. “No entanto, é preciso, antes de tudo, conversar com o especialista. Ele fará uma avaliação do rosto e dirá se o resultado esperado é possível. Além disso, é preciso estar com saúde para passar pela cirurgia. O cirurgião solicitará os exames pré-operatórios e verificará as condições do paciente”, esclarece Sigiane.

2. É uma cirurgia simples?

Sim. Ela dura, em média, entre 1h30 e 2h. Em geral, o paciente recebe anestesia local, com sedação. O médico faz as incisões nas partes superior e inferior. Em seguida, retira os excessos de pele e bolsas gordurosas – e, se necessário, de músculo. Apesar de considerada simples, ela é delicada. Por isso, o especialista só marca o procedimento depois de analisar os exames pré-operatórios.

3. A cicatriz é grande e fica muito visível?

Não. Em geral, as cicatrizes são pequenas, discretas e ficam quase que imperceptíveis. Isso porque os cortes são feitos nas pregas naturais dos olhos e bem juntinhas aos cílios. Os pontos podem ser removíveis ou absorvíveis.

4. A recuperação é dolorida? E demora quanto tempo?

Alguns pacientes queixam-se de pequenas dores. O inchaço e as manchas roxas são muito comuns e são mais evidentes nos primeiros quinze dias após a cirurgia. Como rotina, o médico prescreve analgésicos e anti-inflamatórios. Os antibióticos também são indicados para prevenir infecções. Além disso, são indicadas compressas com água gelada para aliviar o incômodo e reduzir o inchaço.

A lubrificação dos olhos pode ficar um pouco alterada, o que é resolvido com o uso de colírios. Seguir as recomendações do médico para o pós-operatório é essencial. Nos primeiros dias depois do procedimento, é importante fazer a higiene da região com água e sabão neutro, não abaixar a cabeça, dormir com a cabeça um pouco mais elevada do que o restante do corpo e não se expor aos raios solares.

5. Como garantir resultados satisfatórios?

Os resultados definitivos são visíveis entre 6 meses e um ano após a cirurgia. “Não existe uma certeza de que os resultados esperados serão os alcançados. Isso porque cada organismo reage de uma forma. Os cuidados no pós-operatório são essenciais. Assim como escolher um profissional devidamente capacitado para realizar o procedimento. O fato de ser uma cirurgia simples não dispensa a cautela de escolher alguém preparado e responsável para fazer as alterações na medida certa. Retiradas em excesso, para agradar o paciente, podem trazer danos estéticos e até de saúde. Por isso, essa escolha é fundamental”, conclui a cirurgiã plástica.