Anvisa aprova novo medicamento para pacientes com hemofilia A

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/01/2017 às 14:41
Produto tem como substância ativa o fator de coagulação VIII recombinante humano, necessário para formar coágulos e estancar sangramentos (Foto: Pixabay)
Produto tem como substância ativa o fator de coagulação VIII recombinante humano, necessário para formar coágulos e estancar sangramentos (Foto: Pixabay) FOTO: Produto tem como substância ativa o fator de coagulação VIII recombinante humano, necessário para formar coágulos e estancar sangramentos (Foto: Pixabay)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro no País do medicamento Nuwiq para tratamento e prevenção de hemorragias em pacientes diagnosticados com hemofilia A, doença genético-hereditária que prejudica diretamente a coagulação do sangue. O produto tem como substância ativa o fator de coagulação VIII recombinante humano (alfasimoctocogue).

Leia também:

» Psicóloga cria baralho que auxilia no tratamento de pessoas com hemofilia

» Nova técnica proporciona mais qualidade de vida ao paciente com hemofilia

» Evolução do tratamento da hemofilia resgata qualidade de vida dos pacientes

» Projeto voltado para conscientização da hemofilia tem avaliação positiva dos pacientes

O fator VIII está presente no sangue e é necessário para formar coágulos e estancar sangramentos de forma natural no organismo. Em pessoas com hemofilia A, a ausência desta substância faz com que o paciente corra risco de ter sangramentos nas articulações e mesmo intracranianos.

O Nuwiq pode ser utilizado em todas as faixas etárias e foi aprovado com a indicação para “o tratamento e profilaxia de sangramentos em pacientes com hemofilia A (deficiência congênita do fator VIII de coagulação)”. Apesar de existirem outras substitutos ao fator VIII no mercado, o Nuwiq foi considerado novo por ter um menor potencial de provocar imunogenicidade. A decisão foi publicada nessa segunda-feira (2).