Fim de ano: Saiba como evitar queimaduras com fogos de artifício

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/12/2016 às 12:06
Cirurgião plástico enumera principais recomendações para manuseio correto de fogos de artifício e como agir em caso de queimaduras (Foto: Divulgação)
Cirurgião plástico enumera principais recomendações para manuseio correto de fogos de artifício e como agir em caso de queimaduras (Foto: Divulgação) FOTO: Cirurgião plástico enumera principais recomendações para manuseio correto de fogos de artifício e como agir em caso de queimaduras (Foto: Divulgação)

Com as festas de fim de ano se aproximando, vale sempre o alerta: é preciso redobrar os cuidados no manuseio dos fogos de artifício, presença certa nesta época. Segundo o cirurgião plástico Marcelo Borges, coordenador do SOS Queimaduras e Feridas do Hospital São Marcos, localizado na área central do Recife, as queimaduras provocadas por esses artefatos podem ser bastante graves e causar sérios danos à saúde. Em 2015, a unidade de saúde atendeu 25 pacientes com queimaduras causadas pelos fogos. Para evitar este tipo de acidentes, algumas dicas simples podem ser adotadas.

Leia também:

» Microagulhas ajudam a tratar cicatrizes após queimaduras

» Colírio anti-inflamatório pode tratar queimadura no olho, aponta estudo

A primeira dica começa logo no momento da compra. Verificar a validade e origem dos fogos e não utilizar materiais de fabricação caseira é essencial. Outro fator fundamental para garantir a segurança é seguir corretamente as instruções do fabricante. Além disso, a recomendação é nunca apontar os fogos na direção de outras pessoas ou da rede elétrica. Crianças também devem ficar longe desses produtos. "Também fazemos um alerta importante sobre a ingestão de bebidas alcóolicas. Com a perda dos reflexos, o risco de acidentes aumenta. Portanto, é prudente que a pessoa que irá manusear os fogos durante as festas não tenha bebido", reforça o cirurgião.

Confira algumas recomendações a serem seguidas em caso de queimaduras:

1. Se houver chamas nas roupas ou cabelos, role a vítima no chão ou utilize um cobertor para apagar o fogo;

2. Lave o ferimento em água corrente, mas não utilize sabão;

3. Não coloque gelo, pois isso queima ainda mais a pele e piora o ferimento;

4. Não utilize manteiga, pomadas ou outras substâncias;

5. Evite tocar na área queimada;

6. Procure atendimento médico.