Quer saber mais sobre veganismo? Acontece neste fim de semana o 2º Festival Vegano do Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/12/2016 às 10:30
Proposta do 2º Festival Vegano do Recife é desmistificar principais dúvidas sobre o veganismo, levando mais informações à população recifense (Foto: Zanquetta Alimentos / Divulgação)
Proposta do 2º Festival Vegano do Recife é desmistificar principais dúvidas sobre o veganismo, levando mais informações à população recifense (Foto: Zanquetta Alimentos / Divulgação) FOTO: Proposta do 2º Festival Vegano do Recife é desmistificar principais dúvidas sobre o veganismo, levando mais informações à população recifense (Foto: Zanquetta Alimentos / Divulgação)

Alimentação saudável, sustentabilidade, veganismo na infância, transição planetária e ativismo. Este são alguns dos temas que serão abordados na 2ª edição do Festival Vegano do Recife, evento que acontece neste sábado (10) e domingo (11), das 11h às 19h, na Faculdade Santa Helena, são alguns dos temas que serão abordados na segunda edição do Festival Vegano do Recife, que acontece neste sábado (10) e domingo (11), das 11h às 19h, na Faculdade Santa Helena, no bairro do Zumbi, na Zona Oeste da capital pernambucana. A programação é inteiramente gratuita.

Além de diversas palestras e rodas de diálogo com especialistas da área, o público ainda terá acesso a demonstrações culinárias. Nelas, os participantes irão aprender a preparar muitos dos alimentos que serão comercializados na tradicional feira vegana, uma das maiores atrações do evento. Nesta edição, a feira contará com mais de 30 produtores locais. A ideia é mostrar com isso que a alimentação vegana não se restringe apenas a saladas e variações de soja. A feira também terá exposição de diversos outros produtos, como roupas, sapatos, cosméticos e peças de artesanato sem elementos animais na composição.

Segundo a organização, o objetivo é tornar o evento itinerante e mensal, criando assim uma rotina vegana no Recife, fomentando esse setor do comércio e espalhando o conhecimento entre a população. "Recife hoje está entre as cinco maiores capitais veganas do Brasil. O comércio vegano está aumentando muito – já houve aumento nas opções veganas nos cardápios dos bares, lanchonetes e restaurantes, também cresceu o número de delivers associados às entregas feitas por bicicletas e as vendas de comidas veganas em festas e shows. Ainda temos muito a crescer, mas já estamos conquistando nossa fatia do bolo, por isso a importância da disseminação da informação", defende o coordenador do festival, Rogério Alves, do Sobrado423.

As inscrições serão feitas no local. Confira abaixo a programação completa do evento:

Sábado, 10 de dezembro

11h30 | Prebióticos, Probióticos e Posbióticos, uma guerra contra o mal

DJALMA MARQUES - PhD em Medicina Preventiva pela Universidade de Barcelona (Espanha)

14h30 | Comer animais: Doenças infecciosas e saúde pública

DIEGO GUEDES - Médico infectologista; Professor da UFPE

15h30 | Veganismo na infância

BARBARA BASTOS - Coordenadora da SVB Recife, professora da UFPE

17h30 | As novas crianças, o Veganismo e a Transição Planetária

MAJU BARBOSA – Terapeuta

Domingo, 11 de dezembro

11h30 – Roda com os Movimentos ativistas locais

14h30 – Mercado Vegano – A gente não quer só comida

Adriano Pontes - Designer e Consultor e Rodrigo Predosa- Empresário

15h30 | Veganismo interseccional

DHUZATI Coletiva Antiespecista Artesanal e convidados

17h30 | Mitos e verdades sobre alimentação e suplementação vegana

Andressa Volpe (PR) - Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica e Nutrição Esportiva Funcional

Silvana Portugal (MG) - Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia Funcional

Serviço

2º Festival Vegano do Recife

Data: 10 e 11 dezembro

Horário: Das 11h às 19h

Local: Faculdade Santa Helena | Avenida Caxangá, 990, Madalena, Recife

Entrada franca

Fanpage: www.facebook.com/festivalveganodorecife/