Ciência em Gotas: animações divulgam estudos de cientistas brasileiros

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/12/2016 às 19:17
imagem-animacao-ciencia-em-gotas FOTO:

Uma forma lúdica de comunicar e divulgar o trabalho científico de pesquisadores. Esta é a proposta do projeto Ciência em Gotas, uma série de vídeos que apresentam a trajetória e a atuação de cientistas brasileiros no campo da saúde pública e do meio ambiente. O trabalho será lançado no dia 8 de dezembro pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura e a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Após o lançamento, os vídeos serão exibidos na programação do Canal Saúde e em outras emissoras da rede pública de televisão do País.

Leia também:

» Pesquisadores viram super-heróis em livro sobre neurociência para adolescentes

» Neurociência ajuda educação na promoção da saúde, mostra pesquisa

» Brasileiro tem interesse, mas baixo nível de informação sobre ciência, aponta pesquisa

A primeira edição da série é composta por quatro filmes, de cerca de um minuto de duração, que apresentam o trabalho dos cientistas Maurício Rocha e Silva e Sérgio Ferreira e o medicamento contra hipertensão fabricado a partir do veneno da jararaca; Carlos Chagas e a descoberta da doença que leva seu nome; Johanna Dobereiner e a aplicação de um adubo natural no cultivo de vários grãos; Bertha Lutz e a catalogação de novas espécies de anuros.

Para o coordenador do projeto, Heverton de Oliveira, a linguagem audiovisual facilita a transmissão da informação científica. “É uma forma de comunicação que pode se converter em suporte eficaz para a popularização do conhecimento. Além disso, esta é a linguagem dominante das mídias - televisão, internet, redes sociais, celulares - que mais atraem o público jovem”, explica.

O Ciência em Gotas é o segundo fruto do COC Vídeos, programa criado para coordenar o desenvolvimento de produções audiovisuais na unidade e que já resultou na série Mestres e Ofícios da Construção Tradicional Brasileira. A primeira temporada de quatro animações do Ciência em Gotas será veiculada no Canal Saúde e em outras TV's públicas e estará disponível também nas mídias sociais e na Arca, repositório institucional da Fiocruz.

"A COC tem desde sua origem uma forte relação com o audiovisual, com a utilização de recursos fotográficos, fonográficos e de imagens em movimento para produzir e divulgar conhecimento sobre e a partir de seus acervos e também sobre a história das ciências e da saúde. Mais recentemente, identificamos a necessidade de se investir em produções que tivessem uma narrativa mais próxima do grande público, em especial dos jovens. Essa iniciativa deveria também fortalecer outro projeto institucional, o Canal Saúde, contribuindo com sua grade de programas", afirma o vice-diretor de Informação e Patrimônio Cultural da COC, Marcos José de Araujo Pinheiro.

O lançamento oficial do projeto será no auditório de Bio-Manguinhos, 6º andar do Pavilhão Rocha Lima, às 10h, na capital carioca.