Em blog, médicos compartilham histórias sobre relação com os pacientes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/12/2016 às 16:10
Especialistas em medicina de família e comunidade compartilham no blog Causos Clínicos histórias reais vividas dentro dos consultórios (Foto ilustrativa: Pixabay)
Especialistas em medicina de família e comunidade compartilham no blog Causos Clínicos histórias reais vividas dentro dos consultórios (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Especialistas em medicina de família e comunidade compartilham no blog Causos Clínicos histórias reais vividas dentro dos consultórios (Foto ilustrativa: Pixabay)

Um espaço para compartilhar histórias reais vividas dentro de consultórios de todas as regiões do País, mostrando assim a relação entre médicos de família e comunidade e seus pacientes. Esta é a proposta do Blog Causos Clínicos, escrito por especialistas na área, plataforma online atualizada três vezes por semana. A cada novo relato, o médico autor descreve como é atuar com pacientes que vivem e sobrevivem nas mais diversas condições sociais e cenários. O blog também tem uma fanpage no Facebook.

“Temos histórias que ultrapassam a imaginação de muitas pessoas que não vivenciam nossa realidade. Compartilhamos casos que para nós são cotidianos não apenas com médicos de família, mas também médicos de outras especialidades, além de médicos residentes e estudantes, como tentativa de estímulo a buscar entender melhor as pessoas, que devem ser ouvidas, questionadas, além dos sintomas. Muitas vezes, os fatores sociais e emocionais podem refletir diretamente na saúde e devem ser investigados na tentativa de solucionar o problema que levou a pessoa até o consultório e assim, proporcioná-la um cuidado mais efetivo, que traga melhor qualidade de vida”, explica o médico Rodrigo Lima, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

A especialidade

A medicina de família e comunidade é uma especialidade médica, assim como a cardiologia, neurologia e ginecologia. O MFC é o especialista em cuidar das pessoas, da família e da comunidade no contexto da atenção primária à saúde. Ele acompanha as pessoas ao longo da vida, independentemente do gênero, idade ou possível doença, integrando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Esse profissional atua próximo aos pacientes antes mesmo do surgimento de uma doença, realizando diagnósticos precoces e os poupando de intervenções excessivas ou desnecessárias. Atualmente há no Brasil mais de 3.200 médicos com título de especialista em medicina de família e comunidade.