Dia Mundial de Luta contra a Aids: ONG Gestos realiza atividades para marcar a data

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/11/2016 às 12:23
Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrando nesta quinta-feira (1º), será marcado durante toda a semana por diversas atividades de conscientização sobre a doença (Imagem ilustrativa: Reprodução / Internet)
Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrando nesta quinta-feira (1º), será marcado durante toda a semana por diversas atividades de conscientização sobre a doença (Imagem ilustrativa: Reprodução / Internet) FOTO: Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrando nesta quinta-feira (1º), será marcado durante toda a semana por diversas atividades de conscientização sobre a doença (Imagem ilustrativa: Reprodução / Internet)

Para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, marcado nesta quinta-feira (1º), a Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero realizará durante toda esta semana diversas ações para conscientizar a população e discutir as políticas públicas necessárias para o enfrentamento à doença. Nesta quarta-feira (30), das 8h às 12h, o GT Ativismo da entidade estará no Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife, para informar os transeuntes sobre o trabalho da ONG e sobre os direitos das pessoas que convivem com a Aids. A mobilização especial começou desde essa segunda-feira (28).

Leia também:

» Falta medicamento para tratamento de HIV/aids em Pernambuco

» Pernambuco registra média de 160 casos de Aids em jovens por ano

» HIV/Aids: Novo protocolo aumenta em 30% acesso ao tratamento com antirretrovirais

» Soja é usada como biofábrica de proteína contra aids, diz pesquisa

Ao todo, 12 voluntários se alternam na unidade de saúde – que é referência no atendimento às pessoas que vivem e convivem com o HIV/Aids. A atividade da Gestos no Correia Picanço é voltada tanto para as pessoas vivendo com HIV/Aids, quanto para os acompanhantes e familiares. São abordadas questões relacionadas à saúde, à importância de combater a discriminação, de conhecer as leis e os direitos, entre outras questões vivenciadas por quem convive com o vírus HIV.

Já quinta-feira haverá debate especial, às 10h, sobre a situação de pessoas diagnosticadas com a doença durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Em paralelo, também durante a manhã da quinta, uma equipe da Gestos fará uma panfletagem no Parque 13 de Maio, na área central do Recife, e na vizinhança da Alepe, com distribuição de preservativos, para esclarecer sobre a epidemia da Aids e a importância da prevenção.

Na tarde da quinta, na sede da Gestos , no bairro da Boa Vista, também no Centro da capital pernambucana haverá um evento aberto ao público sobre “A História Social da Aids”, a partir das 14h, com o sociólogo Acioli Neto, sócio-fundador da Gestos e pesquisador na área de Saúde da População LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero).

Também no dia 1º de dezembro, em Brasília, a coordenadora-geral da Gestos, Alessandra Nilo, participará da audiência pública “A Importância da Implementação da Agenda 2030: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Brasil”, na qual serão discutidos objetivos mundiais a serem alcançados na área de direitos humanos e ambientais. Um dos objetivos da Agenda 2030 é eliminar a Aids até este ano. A meta (3.3) significa que todas as pessoas diagnosticadas com HIV estejam em tratamento e reduzir o número de novas infecções, para que a Aids não seja mais considerada uma epidemia. A audiência pública acontecerá no Anexo II, no Plenário 2, da Câmara dos Deputados, a partir das 14h.

Já na sexta-feira (2) a empresa M.A.C Cosméticos fará uma ação de cidadania e beleza na sede da Gestos. A MAC promoverá uma oficina de automaquiagem, para estimular a autoestima dos pacientes. Confira a lista de atividades ao longo da semana:

» Atividade de conscientização no Hospital Correa Picanço

Data: quarta-feira, 30 de novembro

Horário: 8h às 12h

Local: Hospital Correa Picanço | Rua Padre Roma, 149 - Tamarineira, Recife

» Debate especial sobre a situação de pessoas que convivem com a doença

Data:  quinta-feira, 1º de dezembro

Horário: 10h

Local: Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) | Rua da Aurora, 631 - Boa Vista, Recife

» Distribuição de panfletos informativos sobre HIV/Aids e preservativos masculinos e femininos

Data: quinta-feira, 1º de dezembro

Horário: 10h

Local: Parque 13 de Maio | Santo Amaro, Recife e no entorno da Alepe

» Debate sobre “A História Social da Aids” com o sociólogo Acioli Neto

Data: quinta-feira, 1º de dezembro

Horário: 14h

Local: sede da Gestos | Rua dos Médicis, n. 68, Boa Vista – Recife

» Audiência pública “A Importância da Implementação da Agenda 2030: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Brasil” com participação da coordenadora-geral da Gestos, Alessandra Nilo

Data: quinta-feira, 1º de dezembro

Horário: 14h

Local: Anexo II, no Plenário 2, da Câmara dos Deputados, Brasília

» Oficina de automaquiagem promovida pela MAC Cosméticos

Data: sexta-feira, 2 de dezembro

Horário: durante todo o dia

Local: sede da Gestos | Rua dos Médicis, n. 68, Boa Vista – Recife

A ONG

Criada há 23 na capital pernambucana, a Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero atua na defesa e na promoção de direitos sexuais e direitos reprodutivos (DSDR), a partir de uma perspectiva feminista, compreendendo-os como fundamentais para a prevenção do HIV e para a promoção de políticas voltadas para a melhoria das condições social, política e econômica das pessoas.

A ONG oferece serviços para pessoas que vivem com a doença, proporcionando atendimento psicoterapêutico, acompanhamento social e jurídico. A entidade também implementa ações voltadas às populações vulneráveis ao HIV em comunidades de baixa renda da Região Metropolitana do Recife. Em 2015, inaugurou um serviço especializado no apoio de jovens e adolescentes no campo dos direitos sexuais e reprodutivos.

Desde 2007 a ONG coordena a campanha internacional “Mulheres Não Esperam Mais – acabemos com a AIDS e com a violência contra as mulheres JÁ”. Entre as ações está o esforço para a redução do estigma e da discriminação contra mulheres e meninas soropositivas; ações diretas de empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade ao HIV e à violência; e o monitoramento de políticas e serviços para mulheres em ambientes de decisão de políticas públicas.

No campo internacional, a Gestos monitora agendas das Nações Unidas desde 2001. Desenvolve projetos de fortalecimento da sociedade civil para o seguimento das políticas internacionais em mais de 20 países, estabelecendo um processo intenso de cooperação entre países em desenvolvimento focado, desde 2008, na integração de políticas internacionais de Aids e de Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (DSDR).