Curso no Recife aborda desafios e tratamentos para pessoas com autismo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/11/2016 às 14:50
Curso organizado pelo Centro de Desenvolvimento Infantil Natalia Spinelli debaterá tratamentos e estratégias utilizadas no cotidiano de pessoas com autismo (Foto ilustrativa: Pixabay)
Curso organizado pelo Centro de Desenvolvimento Infantil Natalia Spinelli debaterá tratamentos e estratégias utilizadas no cotidiano de pessoas com autismo (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Curso organizado pelo Centro de Desenvolvimento Infantil Natalia Spinelli debaterá tratamentos e estratégias utilizadas no cotidiano de pessoas com autismo (Foto ilustrativa: Pixabay)

Para debater e divulgar os resultados de tratamentos para pessoas que convivem com o autismo, a exemplo do Treinamento Hanen e a Ciência Aplicada ABA, o Centro de Desenvolvimento Infantil Natalia Spinelli realizará no dia 17 de dezembro o curso 'Autismo: Desafios e Conhecimentos para a Família'. Direcionado a pais, cuidadores, professores e interessados no tema, o curso tem vagas limitadas e inscrição vinculada à doação de 1kg de alimento não perecível, a ser doado para instituições de caridade. A programação acontecerá a partir das 9h, no Best Western Manibu, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

"O autismo não é, necessariamente, uma condição incapacitante. Hoje temos instrumentos que podem alavancar o paciente diagnosticado com transtorno do espectro autista. No entanto, encontramos casos em que esse paciente acaba vivendo isolado, porque os pais não sabem como lidar e como estimular o filho. Em muitos casos, principalmente quando o diagnóstico é feito rapidamente e os tratamentos são corretamente aplicados, a criança se desenvolve muito bem", ressalta a fonoaudióloga Natália Spinelli, especialista na área e uma das palestrantes do workshop.

Também palestrará no evento a mestra em Análise de Comportamento Cláudia Leandres, assistente de pesquisas científicas da Universidade de Oakland, no Michigan (EUA). Leandres debaterá com os participantes os princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), método utilizado que auxilia a criança que convive com o autismo a aprender novas habilidades, aumentar a comunicação, melhorar a aprendizagem e o comportamento social. "Vamos mostrar aos pais, cuidadores e professores como eles podem fazer uso dos princípios do ABA para dar ao paciente uma independência maior, seja na escola, em ocasiões sociais ou em casa. Eles vão aprender a motivar a criança a adotar comportamentos adequados às situações e ajuda-las a alcançar o máximo de desenvolvimento possível", reforça.

Serviço

Curso 'Autismo: desafios e conhecimentos para a família'

Data: 17 de dezembro

Horário: 9h às 17h

Local: Best Western Manibu | Avenida Conselheiro Aguiar, 919 - Boa Viagem, Recife

Inscrições: gratuitas, vagas limitadas (https://centronataliaspinelli.com.br/)

Informações: (81) 3039.8819 | (81) 99930.0012