RioMar recebe atividades para alertar sobre a epidemia da diabetes, que acomete 14 milhões de brasileiros

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/11/2016 às 9:16
Por causa da diabetes,  o organismo não consegue utilizar a glicose adequadamente. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos (Foto: Free Images)
Por causa da diabetes, o organismo não consegue utilizar a glicose adequadamente. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos (Foto: Free Images) FOTO: Por causa da diabetes, o organismo não consegue utilizar a glicose adequadamente. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos (Foto: Free Images)

A Sociedade Brasileira de Diabetes/Regional Pernambuco (SBD/PE), o Instituto Brasileiro de Diabetes (Ibradi) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia/Regional Pernambuco (SBEM/PE) promovem, nesta sexta-feira (11), um evento de conscientização sobre diabetes, das 11h às 17h, no térreo do RioMar Shopping, no Pina, Zona Sul do Recife. Durante a ação, que antecipa o Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro), serão realizados testes para aferição da glicemia e da pressão arterial.

“Na ocasião, também vamos orientar sobre a doença, que é invisível. Uma pessoa pode ter taxa de glicose muito alterada, continuar a realizar as atividades do dia a dia e nada sentir. Quando os sintomas aparecem, a diabetes pode ter causado comprometimentos visuais e outras complicações”, alerta a endocrinologista Geísa Macedo, presidente do Ibradi.

Leia também:

Mais da metade dos recifenses nunca fizeram exames para diagnóstico da diabetes

Brasileiros subestimam consequências graves da diabetes, diz pesquisa

Diabetes tipo 2: medicamento semanal para tratar a doença chega ao Brasil

A médica ressalta que metade das pessoas que convive com a diabetes, especialmente o tipo 2 da doença, não manifesta sinais clássicos (como sede excessiva e muita vontade de urinar). Entre aquelas que sabem que têm a enfermidade, 50% não seguem o tratamento de forma adequada. “É preciso entender que a doença é crônica e que necessita de cuidados contínuos. Outro detalhe é que falta uma política pública nacional para mudanças de estilo de vida. É preciso mudar essa realidade. Atitudes saudáveis, mantidas ao longo do tempo, podem diminuir em 58% o risco de a pessoa desenvolver a diabetes”, reforça Geísa Macedo.

SAIBA MAIS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a população mundial com diabetes esteja acima de 380 milhões de pessoas. A previsão é que, até 2035, sejam mais de 470 milhões de indivíduos com a doença. Estima-se que existam 14,25 milhões de brasileiros com diabetes - e, a cada dois adultos com a enfermidade, um ainda não está diagnosticado.