Espaço Trans do Hospital das Clínicas da UFPE promove o Novembro Rosa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/11/2016 às 15:49
Outubro Rosa e Novembro Azul tiveram suas cores trocadas em campanha promovida pelo Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans do Hospital das Clínicas da UFPE (Foto: Renato Spencer/Acervo JC Imagem)
Outubro Rosa e Novembro Azul tiveram suas cores trocadas em campanha promovida pelo Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans do Hospital das Clínicas da UFPE (Foto: Renato Spencer/Acervo JC Imagem) FOTO: Outubro Rosa e Novembro Azul tiveram suas cores trocadas em campanha promovida pelo Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans do Hospital das Clínicas da UFPE (Foto: Renato Spencer/Acervo JC Imagem)

Conhecidos como Outubro Rosa e Novembro Azul, esses meses ganharam novos significados no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, e tiveram suas cores trocadas em campanha promovida pelo Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans da unidade hospitalar. O objetivo é chamar a atenção para a manutenção do bem-estar da pessoa transexual e travesti.

Leia também:

Novembro Azul: Sem preconceitos para conscientizar sobre o câncer de próstata

Conheça mitos e verdades sobre câncer de mama

O Espaço Trans, como é chamado, é referência do Sistema Único de Saúde (SUS) no Nordeste no processo de transexualização por oferecer um serviço integral ao paciente, envolvendo diversas especialidades de diferentes áreas da saúde.

Assim, a intenção do Novembro Rosa é conscientizar as mulheres trans e travestis sobre a importância do autocuidado e da prevenção, como também sensibilizar os profissionais de saúde que atuam no hospital, “buscando prepará-los para cuidar de pessoas com gêneros diferentes e causar a reflexão de conceitos historicamente aceitos sobre papéis de gênero e sexualidade”, comenta a psicóloga do HC, Suzana Livadias.

A primeira ação da campanha ocorreu de forma simultânea à mobilização do Novembro Azul - no dia 1º deste mês, no hall da Portaria 4 do HC. A ação contou com apresentação de curtas-metragens, panfletagem de material informativo que versava sobre nome social, transfobia e explicava as diferenças entres sexo biológico, orientação sexual e identidade de gênero.

Houve entrega de fitas azuis e rosas, simbolizando as cores das datas comemorativas. Além disso, a equipe do Espaço Trans conversou com pacientes, acompanhantes e funcionários do HC sobre a campanha. Outras ações estão programadas para serem realizadas ao longo deste mês para promover o Novembro Rosa.