Novembro Azul: Prefeitura do Recife promoverá neste mês atividades voltadas para a saúde do homem

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/11/2016 às 16:52
Atividades de promoção à saúde do homem marcam calendário do Recife para o Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata (Foto ilustrativa: Free Images)
Atividades de promoção à saúde do homem marcam calendário do Recife para o Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata (Foto ilustrativa: Free Images) FOTO: Atividades de promoção à saúde do homem marcam calendário do Recife para o Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata (Foto ilustrativa: Free Images)

Barra - Novembr Azul - CS

A Secretaria de Saúde do Recife realizará ao longo do mês diversas atividades de promoção e prevenção à saúde do homem. A iniciativa faz parte do calendário da Prefeitura do Recife para o Novembro Azul, período que marca, principalmente, a luta contra o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce da doença. As ações ocorrerão em todos os Distritos Sanitários da cidade, em parceria com organizações comunitárias e organizações não governamentais. Estima-se que, no Recife, tenha cerca de 710 mil homens, o que representa 46,6% da população total.

A programação inclui seminários, oficinas voltadas para o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), ações para os homens privados de liberdade, atividades voltadas para os idosos, roda de conversa.

O atendimento aos homens é realizado durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde, as quais realizam encaminhamentos para as Unidades de Referência em Urologia: Policlínica Centro, Boa Vista; Policlínica Salomão Kelner, Água Fria; Policlínica Albert Sabin, Parnamirim; Policlínica Lessa de Andrade, Madalena; Policlínica Agamenon Magalhães, Afogados; Policlínica do Pina, Pina; Unidade Pública de Atendimento Especializado (Upae) Deputado Antônio Luiz Filho, Arruda; e Hospital da Mulher do Recife Dra. Maria das Mercês Pontes Cunha, Curado.

Além desses locais, há atendimento também na rede complementar, como Imip, Hospital Santo Amaro, Hospital Evangélico e Hospital Maria Lucinda.

Durante as ações, os participantes também receberão o Cartão do Homem, instrumento criado no Recife para ser usado nas consultas e nas ações educativas das equipes de Saúde. No cartão há espaços que deverão ser preenchidos com informações referentes ao estado de saúde, agendamento das consultas/atividade nas unidades de saúde e vacinação. Os usuários devem levá-lo para todas as consultas.

Confira a programação completa:

imagem1 imagem2 imagem3 imagem4 imagem5 imagem6