Dia de Conscientização da Psoríase: entidade realiza consultas nesta terça no Hospital das Clínicas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/10/2016 às 15:18
Entre os tipos de psoríase está a ungueal, que atinge os dedos da mão, dos pés e as unhas (Foto: Free Images)
Entre os tipos de psoríase está a ungueal, que atinge os dedos da mão, dos pés e as unhas (Foto: Free Images) FOTO: Entre os tipos de psoríase está a ungueal, que atinge os dedos da mão, dos pés e as unhas (Foto: Free Images)

Para lembrar o Dia de Conscientização da Psoríase, marcado no dia 29 de outubro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Pernambuco (SBD-PE) realizará nesta terça-feira (25) um mutirão de consultas gratuitas no ambulatório do Hospital das Clínicas (HC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Zona Oeste do Recife. A iniciativa acontecerá das 6h às 10h.

Doença inflamatória crônica e sistêmica que se manifesta na pele, os dados apontam que 2% da população mundial conviva com a psoríase. No Brasil, a SBD Nacional estima que quatro milhões de pessoas sejam afetadas pela doença. A ação desta terça tem como objetivo minimizar o impacto social enfrentado pelos pacientes e o preconceito da população sobre a doença, que não tem cura mas pode ser controlada com o tratamento adequado.

"A doença é estigmatizada. É importante desmistificar, conscientizando a população que tem de procurar um especialista, por que o tratamento inadequado pode piorar o quadro", alerta a dermatologista Mariana Andrade Lima, presidente da SBD-PE. Os voluntários da iniciativa entregarão panfletos informativos sobre a doença durante a ação.

CAMPANHA NACIONAL

Realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 2006, a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase visa combater o estigma e melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com a doença, por meio de ações voltadas para comunidade e a mídia.

Este ano, a entidade lançou a campanha “Um Toque de… Conhecimento, Inspiração e Informação”. A ação conta com um mini documentário que revela a história de dois pacientes diagnosticados com psoríase. O filme faz parte de uma mobilização nas redes sociais e deve impactar mais de um milhão de pessoas, entre a população em geral e profissionais de saúde.

Além do documentário – que terá uma versão reduzida, com filme de 30 segundos para compartilhamento no Facebook –, estão programadas ações digitais com a publicação de cards elucidativos no Instagram e posts no Facebook, e ainda a reformulação do layout e conteúdo do hotsite www.psoriasetemtratamento.com.br. Essas peças informam sobre a doença para torná-la cada vez mais conhecida, apresentam as principais formas de tratamento e orientam o paciente a procurar um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).