Em Pernambuco, vacina contra dengue do Butantan será testada em 1,2 mil voluntários

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/10/2016 às 18:24
Vacina do Butantan é feita de vírus vivo enfraquecido e protege contra os quatro tipos do vírus da dengue, transmitida pelo Aedes aegypti (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)
Vacina do Butantan é feita de vírus vivo enfraquecido e protege contra os quatro tipos do vírus da dengue, transmitida pelo Aedes aegypti (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem) FOTO: Vacina do Butantan é feita de vírus vivo enfraquecido e protege contra os quatro tipos do vírus da dengue, transmitida pelo Aedes aegypti (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)

Cerca de 1,2 mil pessoas em Pernambuco serão selecionadas para a fase 3 dos testes em humanos da primeira vacina brasileira da dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. No Estado, o estudo será coordenado pela Fiocruz Pernambuco, que sedia, nesta quinta-feira (20/10), evento de lançamento dessa etapa, que terá duração de cinco anos. Os voluntários serão selecionados no bairro do Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife, que fica próximo à unidade da Fiocruz Pernambuco, na Cidade Universitária, na mesma região.

Leia também:

Zika: Pesquisa sequencia vírus existente em Pernambuco e revela seu poder de inibir defesa do organismo

Poderão participar dos testes pessoas saudáveis, que tiveram ou não dengue, com idade entre 2 e 59 anos. Durante o período do estudo, os participantes serão acompanhados por uma equipe de saúde para verificar a duração da proteção oferecida pela vacina, que é feita de vírus vivo enfraquecido e protege contra os quatro tipos do vírus da dengue.

Primeiramente, serão vacinadas pessoas entre 18 e 59 anos; em seguida, aquelas entre 7 e 17. Por último, serão imunizadas crianças de 2 a 6 anos.

Essa terceira etapa de testes clínicos será realizada em 13 cidades nas cinco regiões do Brasil e envolverá o total de 17 mil voluntários. O objetivo desse fase é comprovar a eficácia da vacina. Do total de participantes, 2/3 receberão a vacina; 1/3, placebo (substância com as mesmas características da vacina, mas sem efeito). A finalidade é descobrir, a partir de exames, se os voluntários que tomaram a vacina ficaram protegidos e se quem tomou o placebo contraiu ou não a doença.

Os testes já estão em andamento em Manaus (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), em três centros no Estado de São Paulo (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo), em Fortaleza (CE), Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).

Infográfico - Dengue em Pernambuco (20/10/2016)