Secretaria Estadual de Saúde lança edital de residências médica e multiprofissional

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/10/2016 às 17:03
Inscrições para seleção de residências médica e multiprofissional começam no dia 31 de outubro e seguem até 27 de novembro (Foto ilustrativa: Free Images)
Inscrições para seleção de residências médica e multiprofissional começam no dia 31 de outubro e seguem até 27 de novembro (Foto ilustrativa: Free Images) FOTO: Inscrições para seleção de residências médica e multiprofissional começam no dia 31 de outubro e seguem até 27 de novembro (Foto ilustrativa: Free Images)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou o edital para os programas de residência em diversas áreas de saúde para 2017. São 1.254 vagas oferecidas, sendo 795 de residência médica e 459 de multiprofissional. Além das vagas em programas já existentes, haverá implantação de residência em novas áreas que são estratégicas para o Sistema Único de Saúde no Estado (SUS). As inscrições abrirão no dia 31 de outubro e seguem até 27 de novembro, através do site de Concursos da Universidade de Pernambuco (UPE).

As residências médica e multiprofissional são modalidades de pós-graduação destinadas a médicos e profissionais de saúde de diversas áreas, caracterizada por treinamento em serviço. Neste edital, a SES destaca a criação de novos programas, com a interiorização da Residência em Medicina de Família e Comunidade em parceria com a UPE Campus Garanhuns e Serra Talhada para o fortalecimento dos cursos de graduação em Medicina. Na área de residência multiprofissional, haverá expansão em áreas estratégicas para o SUS no estado de Pernambuco, destacando-se: Enfermagem Obstétrica, Enfermagem Clínica e Cirúrgica, Saúde Mental (Garanhuns) e Saúde da Família. Este ano, ainda haverá inclusão de vagas para graduados em Saúde Coletiva.

Das vagas oferecidas, 27 de residência médica e 37 de multiprofissional estão inclusas nos novos programas lançados para 2017. Segundo a SES, atualmente 2.773 residentes atuam na rede de saúde do Estado, o que representa um investimento anual de R$ 110 milhões, dos quais R$ 65 milhões são custeados pelo tesouro estadual.