Outubro Rosa: Fernando de Noronha realiza atividades educativas e exames

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/10/2016 às 12:57
Atividades educativas acontecerão entre os dias 17 e 20 desse mês. Já exames serão realizados dos dias 26 a 31 de outubro (Foto: JC Imagem)
Atividades educativas acontecerão entre os dias 17 e 20 desse mês. Já exames serão realizados dos dias 26 a 31 de outubro (Foto: JC Imagem) FOTO: Atividades educativas acontecerão entre os dias 17 e 20 desse mês. Já exames serão realizados dos dias 26 a 31 de outubro (Foto: JC Imagem)

Barra - Outubro Rosa - Blog Casa Saudável

As mulheres moradoras da ilha de Fernando de Noronha terão uma programação especial voltada à saúde da mulher em referência ao Outubro Rosa, campanha sobre importância do diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama. As atividades educativas, promovidas pela Superintendência de Saúde do arquipélago em parceria com a ONG Noronha Eu amo Eu cuido, acontecerão entre os dias 17 e 20 desse mês. Já os exames de ultrassonografia de mama e colo do útero serão realizados dos dias 26 a 31 de outubro. A programação acontecerá na Unidade de Saúde da Família (USF) e no Hospital São Lucas (HSL).

As pacientes serão acompanhadas e orientadas pela equipe da USF Dois Irmãos e por médicas da ONG. Entre as atividades educativas, bate papo sobre sexualidade, métodos contraceptivos e Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a importância do autoexame e roda de conversa sobre prevenção de colo de útero e de mama. O trabalho também será realizado com o grupo de gestantes da ilha, que levará para as futuras mães a importância da amamentação. Com o grupo de idosos ?Ô, vida boa?, as atividades serão baseadas no tema ?Prevenção de neoplasia da mulher mais 60 anos: ainda é necessário??.

?A equipe médica da ?Noronha eu amo eu cuido? também fará uma capacitação para os profissionais de saúde da ilha sobre prevenção de colo de útero e de mama, DST e métodos contraceptivos e climatério. Além das ultrassonografias a equipe da ONG e da USF Dois Irmãos, realizará exames como Papanicolau ou Citologia Oncótica e verificará temperatura, pulso, respiração e pressão arterial.

Confira a programação completa:

Segunda-feira, 17 de outubro

Blitz da mulher

Local: em frente a Escola Arquipélago

Horário: 11h

Terça-feira, 18 de outubro

Bate papo sobre sexualidade, métodos contraceptivos e DST's

Local: Escola Arquipélago

Horário: manhã e tarde

Quarta-feira, 19 de outubro

Grupo de idosos ?Ô, vida boa?

Local: Centro de Geração e Renda

Horário: 17h às 18h30

Quinta-feira, 20 de outubro

Atividade educativa com gestantes

Horário: 9h

Local: USF Dois Irmãos

Roda de conversa para mulheres (prevenção de câncer de mama e colo de útero)

Horário: 20h

Local: Auditório do Projeto Tamar

Entre 26 e 31 de outubro

Ultrassonografia

Marcação no Hospital São Lucas ?