Secretaria Estadual de Saúde abre inscrições para curso sobre hanseníase

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/10/2016 às 18:28
Treinamento sobre hanseníase contará com módulos teóricos e práticos. Aulas acontecerão entre os dias 24 e 27 de outubro (Foto ilustrativa: Free Images)
Treinamento sobre hanseníase contará com módulos teóricos e práticos. Aulas acontecerão entre os dias 24 e 27 de outubro (Foto ilustrativa: Free Images) FOTO: Treinamento sobre hanseníase contará com módulos teóricos e práticos. Aulas acontecerão entre os dias 24 e 27 de outubro (Foto ilustrativa: Free Images)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está com inscrições abertas para o curso Ação Hanseníase - Pernambuco 2016, capacitação destinada para profissionais de saúde de serviços de referência em hanseníase estaduais e municipais, além de equipes do sistema prisional, médicos residentes e dermatologistas associados à Sociedade Brasileira de Dermatologia - Pernambuco (SBD-PE). O prazo para se inscrever no treinamento, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de outubro, segue até esta sexta-feira (14).

A programação, promovida pelo Centro de Referência Nacional de Dermatologia Sanitária - Hanseníase, com apoio da SBD-PE e da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), contará com módulos teóricos e práticos. Entre o conteúdo, situação epidemiológica da hanseníase em Pernambuco e no Brasil; sintomas, análise clínica e exames clínicos subsidiários. Na aula prática, os profissionais participarão de estudos de caso.

As aulas, com coordenação do presidente da SBH, Marco Andrey Cipriani Frade, acontecerão no Hospital Otávio de Freitas, em Tejipió, na Zona Oeste do Recife.

DADOS

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial da hanseníase – atrás da Índia. Anualmente, são notificados cerca de 30 mil novos casos. Já Pernambuco ocupa o 9º lugar no Brasil em detecção geral e o 5º em detecção em menor de 15 anos. No ano de 2015, o Estado identificou 2.362 casos novos de hanseníase (88,7% do esperado) e 237 casos novos em menores de 15 anos (86,5% do esperado).