Terapia cognitivo-comportamental é tema de simpósio na Unicap

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/10/2016 às 12:56
Entre os temas do simpósio, estão as novas aprendizagens e envelhecimento (Foto: Free Images)
Entre os temas do simpósio, estão as novas aprendizagens e envelhecimento (Foto: Free Images) FOTO: Entre os temas do simpósio, estão as novas aprendizagens e envelhecimento (Foto: Free Images)

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) sediará, de 6 a 8 deste mês, o 8º Simpósio da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco (ATCPE), que tem como tema Práticas Cognitivo-Comportamentais e Neurociência: Avanços na Pesquisa e na Clínica. Durante o simpósio, será abordadas a terapia cognitivo-comportamental (TCC) nos problemas interpessoais, nos casos graves complexos, nas técnicas terapêuticas, no envelhecimento e nos contextos hospitalar e escolar.

Leia também:

Expressão não verbal ajuda a diagnosticar a depressão, aponta pesquisa

Depressão após nascimento do filho pode atingir os homens. Confira os sintomas

Participam do evento os professores Fabián Olaz (Argentina), Wilson Melo, Antonio Peregrino, Ricardo Gorayeb, Amaury Cantilino, Débora Fava, Jose Antonio Spencer Hartmann Júnior, Suely Santana e Reginete Cavalcanti. Entre os assutnos das palestras, destacam-se as técnicas terapêuticas na psiquiatria e a participação da TCC, as contribuições da abordagem cognitivo-comportamental ao contexto hospitalar e psicologia no contexto escolar.

As inscrições podem ser feitas no www.atcpe.org.br/simposio. Mais informações: 81 98787-8355.

Saiba mais

A TCC leva em consideração os pensamentos das pessoas, especialmente os distorcidos ou disfuncionais. A TCC tem demonstrado bons resultados na prática clínica baseada em evidências, tendo desempenhado importante papel no tratamento da depressão, no transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), no transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e na dependência química, entre outros transtornos.