Cremepe promove encontro sobre cuidados paliativos neste sábado

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/10/2016 às 15:41
Cuidados paliativos se voltam para a melhoria da qualidade de vida do paciente por meio do alívio do sofrimento, tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais (Foto: Flora Pimentel/Acervo JC Imagem)
Cuidados paliativos se voltam para a melhoria da qualidade de vida do paciente por meio do alívio do sofrimento, tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais (Foto: Flora Pimentel/Acervo JC Imagem) FOTO: Cuidados paliativos se voltam para a melhoria da qualidade de vida do paciente por meio do alívio do sofrimento, tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais (Foto: Flora Pimentel/Acervo JC Imagem)

Para marcar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (10 de outubro), a Câmara Temática de Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) promove, no dia 8 deste mês, um encontro com o tema da campanha nacional de cuidados paliativos: Vivendo e morrendo com dor: isto não precisa acontecer. O encontro será realizado das 8h30 às 13h na sede do Cremepe, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife. O encontro é destinado aos profissionais da área da saúde e estudantes. As inscrições devem ser realizadas por e-mail ([email protected]). As vagas são limitadas.

Leia também: 

Especialista alerta para os riscos com a sepse

O encontro foi programado com base na experiência de Cicely Saunders, que fundou o St. Christopher’s Hospice, ou moderno movimento Hospice, o primeiro serviço a oferecer cuidado integral ao paciente no fim da vida com o controle de sintomas, alívio da dor e do sofrimento psicológico. O movimento é referência para os serviços de cuidados paliativos de todo o País. Por isso, o Dia Mundial de cuidados paliativos traz os ensinamentos de Cicely, que consideram não apenas a dor física, mas também as dores psicológica, social e espiritual.

“No dia 8, vamos abordar os vários aspectos da dor e do sofrimento no fim da vida seguindo a doutrina de Cicely, que propôs o conceito de dor total”, explicou a conselheira e paliativista Zilda Cavalcanti.

PROGRAMAÇÃO

8 de outubro (sábado)

8h30: Abertura do evento

9h: Cuidados Paliativos: Quando a dor é total - Palestrante: Teresa Neumann Sampaio

9h40: Quando a vida dói: Atitudes frente à dor espiritual - Palestrante: Alberto Gorayeb

10h20: Intervalo

10h30: A bioética e o sofrimento no fim da vida - Palestrante: Helena Carneiro Leão

11h10: Dor psíquica no fim da vida - Palestrante: Erika Neves de Barros

11h50: Encerramento com uma roda de conversa

* O Cremepe fica na Rua Conselheiro Portela, 203, Espinheiro - Recife/PE. Telefone: 81 2123-5777 e 81 2123-5770