Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da UFPE precisa de doações

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/10/2016 às 9:02
Para ser uma doadora de leite humano, as mulheres necessitam estar amamentando exclusivamente seu bebê e ter leite excedente (Foto: Free Images)
Para ser uma doadora de leite humano, as mulheres necessitam estar amamentando exclusivamente seu bebê e ter leite excedente (Foto: Free Images) FOTO: Para ser uma doadora de leite humano, as mulheres necessitam estar amamentando exclusivamente seu bebê e ter leite excedente (Foto: Free Images)

O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com o estoque baixo e solicita a colaboração de doadoras de leite materno. A campanha busca arrecadar leite materno, que será disponibilizado para recém-nascidos prematuros no HC e que não podem, temporariamente, ser alimentados pela mãe.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Jackelyne Faierstein, a unidade possui estrutura para coleta, processamento e armazenamento do leite doado. “O leite materno é o único alimento que fornece os nutrientes necessários para os recém-nascidos. Nele, estão presentes todas as substâncias para o correto desenvolvimento do bebê, além de auxiliar na prevenção de infecções e outras doenças”, diz.

A doação do leite materno pode ser feita de duas formas: a doadora pode vir diretamente ao Banco de Leite do HC, localizado no 9º andar do hospital, para a realização da ordenha no local, ou ela pode acionar a equipe de Enfermagem do Banco de Leite, que realizará uma visita domiciliar (caso a doadora more na Região Metropolitana do Recife), a fim de fornecer orientações sobre o processo de coleta, além de disponibilizar todo material necessário para o procedimento.

Para ser uma doadora de leite humano, as mulheres necessitam estar amamentando exclusivamente seu bebê e ter leite excedente. Além disso, precisam ser saudáveis e disponibilizarem de alguns exames realizados no pré-natal ou no pós-parto. As mulheres também precisam responder a um questionário de hábitos de consumo, a fim de identificar algum empecilho à doação.

Mais informações: 81 2126-3831.