Hospital da Mulher do Recife faz mutirão de planejamento familiar

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/09/2016 às 10:41
Em quase cinco meses de funcionamento, Hospital da Mulher do Recife atendeu 102.309 mulheres  (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)
Em quase cinco meses de funcionamento, Hospital da Mulher do Recife atendeu 102.309 mulheres (Foto: Diego Nigro/JC Imagem) FOTO: Em quase cinco meses de funcionamento, Hospital da Mulher do Recife atendeu 102.309 mulheres (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Nesta quarta (28) e sexta-feira (30), o Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, Zona Oeste do Recife, promove um mutirão para colocação de dispositivo intrauterino (DIU). Trata-se de uma ação de planejamento familiar. “Buscamos garantir que a mulher possa escolher, de forma livre e responsável, optar ou não pela maternidade e, em caso positivo, o momento de ter o filho”, explica o secretário de Saúde do município, Jaílson Correia.

Leia também: 

Pílula do dia seguinte não substitui métodos tradicionais. Confira mitos e verdades

Aproveite o bem-estar proporcionado pelo sexo de forma segura

Esse é o segundo mutirão de DIU do hospital, e a expectativa é atender cerca de 40 mulheres. Anteriormente, 50 usuárias foram beneficiadas. “Antes, todas passaram por consultas individuais, em que demostraram vontade de fazer uso de algum método contraceptivo, optando pelo DIU”, informa a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho.

Para chegar ao hospital, as mulheres foram atendidas inicialmente na rede de atenção Básica (upinhas, postos de saúde, saúde da família) e, depois, encaminhadas para a unidade, pela regulação do município.