Encontro no Recife no próximo sábado debate cuidados paliativos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/09/2016 às 14:06
Palestra 'Morte Paliada, é possível?' será ministrada por Maria Goretti Sales Maciel, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (Foto: Divulgação)
Palestra 'Morte Paliada, é possível?' será ministrada por Maria Goretti Sales Maciel, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (Foto: Divulgação) FOTO: Palestra 'Morte Paliada, é possível?' será ministrada por Maria Goretti Sales Maciel, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (Foto: Divulgação)

O Instituto Pernambucano de Bioética e Biodireito (IPBB) realizará no próximo sábado (1º) a palestra 'Morte Paliada, é possível?'. Ministrado por Maria Goretti Sales Maciel, chefe do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor de São Paulo e presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), o debate abordará diversas questões sobre o tema. O encontro acontecerá na sede da Interne Educação, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, às 14h.

Também diretora do Instituto Paliar de São Paulo, Goretti defende a valorização do paliativista. Médica da família por formação, acredita que 'acolher o sofrimento faz toda a diferença', esclarecendo que, apesar de as equipes se dedicarem a casos graves, o cuidado paliativo torna o trabalho muito mais leve e prazeroso. E define: “cuidado paliativo não significa deixar de fazer, significa fazer muito mais”.

O investimento é de R$ 50 para profissionais e $ 20 para acadêmicos. Os participantes receberão certificado de 4 horas. As inscrições serão feitas no local, no dia do evento.