Hospital Memorial Jaboatão e Hemope realizam campanha de doação de medula óssea

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/09/2016 às 8:00
Em parceria com Hemope, equipe do Hospital Memorial Jaboatão promoverá palestras e orientará público sobre importância da doação de medula óssea (Foto ilustrativa: Free Images)
Em parceria com Hemope, equipe do Hospital Memorial Jaboatão promoverá palestras e orientará público sobre importância da doação de medula óssea (Foto ilustrativa: Free Images) FOTO: Em parceria com Hemope, equipe do Hospital Memorial Jaboatão promoverá palestras e orientará público sobre importância da doação de medula óssea (Foto ilustrativa: Free Images)

O Hospital Memorial Jaboatão, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), realizará nesta segunda-feira (26) a campanha 'Doe uma chance, doe medula óssea', campanha para conscientizar pacientes, colaboradores da unidade e público em geral sobre a importância desse gesto. Durante todo o dia, o evento cadastrará doadores e promoverá palestras sobre o tema.

Leia também:

SUS passa a oferecer transplante de medula óssea para tratar anemia falciforme

"A doação de medula óssea é um ato de solidariedade e que pode representar a única esperança de viver, para quem precisa de um doador. É uma ação muito simples e quase inócua ao doador. Durante o procedimento de cadastro, há coleta de 10mL de sangue periférico e, na doação, 10% da medula óssea, que rapidamente se regenera. Isso pode representar a única esperança para quem sofre com algumas leucemias, por exemplo", explica o médico Hugo Moura.

Entre os assunsto das palestras, além da importância da doação, orientações sobre o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). "O processo de inscrição no Redome é composto por três etapas. Preenchimento de uma ficha com dados pessoais, palestra que esclarece sobre o processo e importância da doação e coleta do sangue periférico. Com isso a pessoa se inscreve no registro nacional de doadores e poderá, caso seja identificada compatibilidade com algum receptor, ser convidado a doar", esclarece Moura.

Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. Para se cadastrar no REDOME é necessário estar portando algum documento com foto que possua a numeração do CPF e, caso possua o CNS (Cartão Nacional de Saúde), também apresentar.