Doutores da Alegria realizam passeio ciclístico gratuito neste domingo no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/09/2016 às 17:17
Bobociclismo, passeio ciclístico do Doutores da Alegria, deste ano homenageará poetas e artistas eternizados em ruas do Recife (Foto: Lana Pinho / Divulgação)
Bobociclismo, passeio ciclístico do Doutores da Alegria, deste ano homenageará poetas e artistas eternizados em ruas do Recife (Foto: Lana Pinho / Divulgação) FOTO: Bobociclismo, passeio ciclístico do Doutores da Alegria, deste ano homenageará poetas e artistas eternizados em ruas do Recife (Foto: Lana Pinho / Divulgação)

Os palhaços do Doutores da Alegria tomarão as ruas da capital pernambucana neste fim de semana para a 3ª edição do Bobociclismo, passeio ciclístico gratuito da associação que comemorará os 13 anos de atuação da entidade no Recife e também o Dia Estadual dos Doutores da Alegria, estabelecido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) desde 2013. O encontro será neste domingo (25) com concentração às 8h30 na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, área central da cidade. A saída está marcada para as 9h30.

Leia também:

Confira a nova programação, atividades e eventos das Academias Recife

Pesquisadores estudam medição do tempo feita pelo cérebro para realizar atividades

Este ano o Bobociclismo realizará o 'Circuito da poesia', passando por seis estátuas de poetas e músicos espalhadas por vários pontos do Recife. São elas: João Cabral de Melo Neto, Capiba, Luiz Gonzaga, Chico Science, Ascenso Ferreira e Clarice Lispector. "Existe uma relação muito próxima entre a arte do palhaço e a poesia. Entendemos que palhaço não é só gargalhada, mas o encontro com o lúdico, a mesma raiz da poesia. Tanto o palhaço quanto o poeta reinventam o mundo. Vamos reverenciar a memória e a obra de poetas e artistas muito importantes para a nossa formação. É uma forma também de apresentar esses nomes às crianças", explica Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife da ONG Doutores da Alegria, conhecido nos hospitais por onde a trupe passa como Dr. Ado.

O retorno à Praça Oswaldo Cruz está previsto para 11h. Na chegada, os bobociclistas serão recebidos pelo Som na Rural, do produtor cultural Roger de Renor, com pocket show do Trio Brazucada. A participação no Bobociclismo é gratuita, não é preciso fazer inscrição. As bicicletas dos palhaços estarão enfeitadas para a ocasião e a organização do evento estimula que todos os ciclistas também entrem na brincadeira. "Vamos colorir as bicicletas, usar os equipamentos de segurança e circular com muita alegria por nossa cidade", convida a coordenadora administrativa da associação Doutores da Alegria, Nice Vasconcelos.

A iniciativa é realizada pelos Doutores da Alegria e Ministério da Cultura com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Som na Rural, Água Mineral Natural Villa e Trio Brazucada.

Roteiro

O Bobociclismo começa na Praça Oswaldo Cruz e segue pela Rua João Fernandes Vieira, Avenida Oliveira Lima, Rua do Riachuelo, Rua da Aurora (onde está a estátua de João Cabral de Melo Neto), Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol (Capiba), Rua Floriano Peixoto, Rua do Peixoto, Rua do Muniz, Praça Frei Caneca, Cais de Santa Rita, Ponte Giratória, Avenida Alfredo Lisboa, Rua da Moeda (Chico Science), Rua Marins e Barros, Avenida Marquês de Olinda, Cais da Alfândega (Ascenso Ferreira), Ponte Giratória, Cais de Santa Rita, Travessa do Forte, Rua São João, Rua da Concórdia, Rua Barão da Vitória, Praça Visconde de Mauá (Luiz Gonzaga), Rua Seis, Travessa da Detenção, Ponte Velha, Rua Velha, Rua da Matriz, Praça Maciel Pinheiro (Clarice Lispector), Avenida Manoel Borba, Rua Dom Bosco, Avenida Agamenon Magalhães, Rua João Fernandes Vieira e Praça Oswaldo Cruz.

Serviço

3º Bobociclismo - Passeio ciclístico gratuito dos Doutores da Alegria

Data: domingo, 25 de setembro

Horário: concentração às 8h30 e saída às 9h30

Local: Saída e chegada - Praça Oswaldo Cruz, Boa Vista, Recife

Informações: (81) 3466-2373