Campanha de multivacinação: Adolescentes devem ir aos postos de saúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/09/2016 às 9:29
Adolescentes também fazem parte do grupo prioritário pelo Programa Nacional de Imunização e devem participar da campanha (Foto: Guga Matos/JC Imagem)
Adolescentes também fazem parte do grupo prioritário pelo Programa Nacional de Imunização e devem participar da campanha (Foto: Guga Matos/JC Imagem) FOTO: Adolescentes também fazem parte do grupo prioritário pelo Programa Nacional de Imunização e devem participar da campanha (Foto: Guga Matos/JC Imagem)

A Campanha Nacional de Multivacinação 2016, que teve início na última segunda-feira (19), é a primeira a incluir adolescentes - público que costuma ter mais resistência de ir aos postos de saúde. Por isso, pais ou responsáveis precisam ficar atentos para o calendário de imunização desse público, também considerado prioritário pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Neste sábado (24), os postos de vacinação de todo o Brasil estarão abertos para marcar o Dia "D" de Multivacinação e imunizar crianças menores de 5 anos, como também crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos.

Entre as vacinas para os adolescentes, a mais recente é para a prevenção do papilomavirus humano (HPV), indicada apenas para as meninas de 9 a 14 anos. A dose previne o câncer de colo do útero e protege contra quatro tipos de HPV. "As recomendações dos esquemas vacinais são elaboradas a partir de estudos de eficácia e proteção. Por isso, para cada vacina, é estabelecido o número de doses, as idades mínima e máxima, além dos intervalos ideais. No caso da HPV, as doses devem ser administradas preferencialmente antes do início da vida sexual e, por isso, a importância de se estar atento", explica a coordenadora estadual do PNI, Ana Catarina Melo. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, mas também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Leia também:

Pernambuco receberá 1,5 milhão de doses para Campanha de Multivacinação

Mais de 30% das mulheres desconhecem relação do HPV com câncer de colo do útero

Já em relação à hepatite B, as doses, que ficam disponíveis nos postos de saúde dos municípios, são indicadas para todos os adolescentes, de ambos os sexos. Os comprovadamente não vacinados devem receber três doses com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. A vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) só deve ser administrada se o adolescente não estiver vacinado ou com esquema incompleto.

"É importante que os jovens levem a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde verifiquem e avaliem se é necessário a aplicação de outras doses", comenta Ana Catarina. Segundo ela, o público adolescente também deve verificar a situação vacinal para reforço da vacina contra o tétano.