Câncer de mama: Sociedade médica promove mutirão nacional de reconstrução mamária

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/09/2016 às 14:32
Para realizar as mamografias, as pacientes devem levar o cartão do SUS, documento de identidade com foto e comprovante de residência (Foto: JC Imagem)
Para realizar as mamografias, as pacientes devem levar o cartão do SUS, documento de identidade com foto e comprovante de residência (Foto: JC Imagem) FOTO: Para realizar as mamografias, as pacientes devem levar o cartão do SUS, documento de identidade com foto e comprovante de residência (Foto: JC Imagem)

No mês conhecido como Outubro Rosa, que chama atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) promoverá o Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária. A mobilização acontecerá entre os dias 24 e 29. Podem se inscrever para se submeter à cirurgia as mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O mutirão vai atender exclusivamente pacientes que precisam de cirurgias para reconstrução do seio após o câncer de mama - o segundo tipo mais comum de câncer entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em 2015, foram registrados mais de 50 mil casos de tumor da mama no País.

Leia também:

Câncer de mama também abala os maridos, aponta estudo

Câncer de mama: reconstrução mamária eleva autoestima e aumenta chances de recuperação

As pacientes serão cadastradas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/Regional Pernambuco através dos seguintes telefones: 34276455 / 999540785 / 98909.5599 (as mulheres interessadas em participar do mutirão podem entrar em contato através desses números para agendar uma triagem). As cirurgias serão realizadas em hospitais públicos e privados que queiram participar do mutirão.

No Recife, o cirurgião Pedro Pita, secretário da Comissão Titular da SBPC, é um dos integrantes da equipe de cirurgiões plásticos que participarão da ação. A equipe será coordenada pelo professor Zairo Zacchê, presidente da regional da SBCP.