Pernambuco receberá 1,5 milhão de doses para Campanha de Multivacinação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/09/2016 às 11:42
vacina_destaque FOTO:

De 19 a 30 de setembro, todas as crianças menores de 5 anos, crianças com 9 anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos devem participar da campanha de multivacinação (Foto: Ashlley Melo/JC Imagem) O objetivo da mobilização é convocar pais a levarem seus filhos aos postos de vacinação, seja para iniciar o esquema de vacinal ou completar as doses que estiverem pendentes (Foto: Ashlley Melo/JC Imagem)

Entre 19 e 30 de setembro, todas as crianças menores de 5 anos, crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos devem participar da Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo da mobilização é convocar pais a levarem seus filhos aos postos de vacinação, seja para iniciar o esquema de vacinal ou completar as doses que estiverem pendentes. Para todo o País, o Ministério da Saúde disponibilizou 19,2 milhões doses extras das 14 vacinas ofertadas na campanha. Ao Estado de Pernambuco, foram enviadas 1.527.260 doses.

Leia também:

» Coqueluche ganha destaque em campanha sobre doenças prevenidas pela vacinação

» Vacinação contra H1N1 e outros vírus da gripe deve ser feita todos os anos

"Neste ano, estamos incluindo os adolescentes porque esse grupo prioritário é um dos que apresentam uma maior resistência a se vacinar. Além disso, muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os filhos nesta faixa etária” explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros. De acordo com ele, serão atualizadas 14 vacinas nesses públicos. "Isso servirá para reduzir o número de não vacinados e aumentar a cobertura vacinal nas crianças e adolescentes." Ele reforçou que é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há doses que necessitam ser aplicadas.

O Dia D da mobilização nacional será no sábado (24/9). Ao todo, foram enviadas às unidades da federação 26,8 milhões de doses, que servem para a vacinação de rotina, no mês de setembro (7,6 milhões), como doses extras para a campanha (19,2 milhões). Serão cerca de 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde envolvidos nos 12 dias de mobilização. Segundo o Ministério da Saúde, como a vacinação será de forma seletiva para a população-alvo, não há meta a ser alcançada.

Campanha

Para reforçar a mobilização, o Ministério da Saúde lançou uma campanha publicitária que será divulgada em todo o País. Com o slogan Todo mundo unido fica mais protegido, a campanha publicitária será veiculada na televisão, rádio e internet, com vídeos, banners, cartazes, jingles e filme especial para ser veiculado nas redes sociais.