Intoxicações por medicamentos crescem 57%, segundo Centro de Assistência Toxicológica de PE

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/09/2016 às 11:46
ceatox destaque FOTO:

Neste ano, Ceatox já realizou 992 atendimentos relacionados a acidentes com animais peçonhentos por meio de sua central telefônica (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem) Alerta: Já são 347 casos de intoxicação por medicamentos envolvendo apenas crianças e adolescentes. O número totaliza mais da metade das ocorrências, segundo Ceatox/PE (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem)

O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox/PE) registrou, de janeiro a agosto deste ano, 588 casos de intoxicação por medicamentos. O número é preocupante: representa um aumento de 57% em relação ao mesmo período de 2015, quando 373 casos foram atendidos pela central telefônica do órgão. Chama a atenção também o crescimento de 55% quando analisadas as ocorrências envolvendo exclusivamente crianças (0 a 9 anos) e adolescentes (10 a 19): de 223, em 2015, para 347, em 2016.

Leia também:

» Ocorrências relacionadas a acidentes com escorpião lideram atendimentos no Ceatox

» Ceatox alerta para os riscos do chumbinho

"O aumento das ocorrências envolvendo crianças e adolescentes pode refletir o armazenamento inadequado dos medicamentos ou o uso indiscriminado. Os pais ou responsáveis precisam saber que deixar remédios em locais de fácil acesso, como criados-mudo ou balcão do banheiro, pode ser um sério risco para esse público, principalmente as crianças, que podem confundir com confeitos", alerta a pediatra e coordenadora do Ceatox-PE, Lucineide Porto. Ela acrescenta que é preciso alertar para a medicação sem a orientação de um médico ou com o uso da dosagem errada, o que pode prejudicar ainda mais o quadro dos meninos e jovens.

De acordo com Lucineide, os medicamentos precisam ser armazenados em locais altos ou em recipientes trancados. Quando os adultos forem tomar um remédio ou dar a seus filhos, é preciso checar a dosagem correta e se o produto está dentro da validade. Em caso de dúvida, é imprescindível retornar ao profissional médico ou procurar um farmacêutico. “É importante que os medicamentos sejam armazenados nas suas embalagens originais, para evitar que haja qualquer tipo de confusão”, reforça a médica.

Orientação

Em caso de intoxicação, a população e os profissionais de saúde podem tirar dúvidas pelo 0800 7226001, central telefônica do Ceatox, que funciona 24 horas por dia. Por meio do 0800, é possível saber qual o melhor encaminhamento para cada tipceatox,  de caso. “Com o direcionamento correto, diminuímos as chances do paciente ficar com sequelas ou até vir a óbito”, esclarece Lucineide Porto. Ela ressalta que nunca se deve forçar o vômito ou usar fórmulas caseiras para resolver a situação.