Homens são mais suscetíveis a doenças cardiovasculares, aponta estudo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/09/2016 às 6:01
coracao-235 FOTO:

Imagem de coração nas mãos (Foto: Photl.com) Levantamento apontou que 60% dos pacientes vítimas fatais de doenças cardiovasculares são do sexo masculino (Foto ilustrativa: Photl.com)

Dados do Vigitel 2014, pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde, apontaram que mais da metade da população brasileira está acima do peso. Os números alertam para o fato de que o sobrepeso é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. São cerca de 340 mil pessoas que morrem em decorrência dessas doenças, segundo o Datasus. Um estudo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo traz um elemento ainda mais preocupante para os homens. De acordo com o levantamento, 60% dos pacientes são do sexo masculino, com média de idade de 56 anos.

Leia também:

» Um terço dos homens não tem o hábito de ir aos serviços de saúde, revela pesquisa

» Obesidade é três vezes mais mortal para os homens do que para as mulheres, diz estudo

» Exame de próstata ainda é um tabu para muitos homens, alerta médico

Um conjunto de hábitos pode contribuir para os dados. Tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alimentação inadequada e sedentarismo são alguns desses costumes. Ainda segundo o Vigitel 2014, a frequência de homens fumantes no Brasil é maior do que a de mulheres. Eles ainda consomem poucas frutas e hortaliças e apresentam consumo excessivo de sal.

Segundo o presidente da Sociedade Latino-americana de Aterosclerose (Solat), Francisco Fonseca, a melhor saída para evitar entrar nessas estatísticas continua sendo a prevenção. "Consultas regulares ao médico são essenciais para avaliar os fatores de risco, como controle de níveis de colesterol e pressão arterial, além de avaliação física. Hábitos simples e fáceis de adotar podem fazer toda a diferença para a saúde cardiovascular, como uma alimentação equilibrada, que inclua gorduras boas, por exemplo", ressalta.