Recife sediará simpósio internacional de desenvolvimento da primeira infância

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/09/2016 às 8:00
crianca-235 FOTO:

Imagem de menina sorrindo (Foto: Photl.com) Evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater diversas questões sobre a primeira infância e apresentar experiências em projetos variados (Foto: Photl.com)

A capital pernambucana sediará nos dias 7 e 8 de novembro o VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, evento organizado anualmente pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI). Com o tema 'Primeira Infância: Prioridade Absoluta', o evento deve reunir especialistas nacionais e internacionais para debater diversas questões sobre o tema e apresentar suas experiências em projetos variados. Esta é a primeira vez que o encontro acontecerá no Nordeste do País.

Leia também:

» Alepe cria Frente Parlamentar da Primeira Infância

» Saiba quais são os nutrientes que não podem faltar na alimentação das crianças

"A escolha da temática faz alusão à Lei 13.257/2016, conhecida como Marco Legal da Primeira Infância, e representa uma oportunidade de debater os principais desafios para sua implementação. É preciso discutir também quais políticas públicas deverão ser prioritárias e quais mecanismos poderiam assegurar a qualidade dessas políticas", explica Eduardo Marino, gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Nomes como Ricardo Paes de Barros, professor da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper, e Marcia de Castro, professora associada de Demografia na Harvard T.H. Chan School of Public Health, são presenças confirmadas no Simpósio. Com a mudança do local do evento, que nas outras edições ocorreu em São Paulo, no Sudeste do Brasil, o conhecimento sobre á area será ampliado para outras regiões do País.

As inscrições seguem abertas até o dia 6 de novembro ou até se esgotarem as vagas. O investimento é de R$ 150 por pessoa. Outras inscrições no site do evento.

Sobre o evento

O evento é organizado anualmente pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), uma iniciativa colaborativa formada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (CDC), Insper, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard (DRCLAS), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital Infantil Sabará.

O Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância é realizado desde 2011 e aborda temas relacionados ao Desenvolvimento na Primeira Infância, como qualidade da atenção à primeira infância, o fortalecimento das potencialidades dos adultos para promover o desenvolvimento das crianças, entre outros, impactando profissionais do Brasil inteiro.

Este ano, o NCPI reuniu um comitê de especialistas da região que colaborou para a definição dos conteúdos a serem abordados. Participaram desse comitê consultivo representantes do Ceará (IFAN, IPREDE e UFC), Bahia (AVANTE e UFBA) e Pernambuco (Mãe Coruja Pernambucana), além do Unicef.

Serviço

VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

Data: 7 e 8 de novembro

Horário: 8h30 às 18h (1º dia) e 8h30 às 12h (2º dia)

Local: Paço Alfândega | Rua Alfândega, 35 - Recife