Setembro Amarelo: Parque da Jaqueira recebe ação de prevenção ao suicídio

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/09/2016 às 12:44
spp-destaque FOTO:

No último dia 3, profissionais de saúde mental participaram de simpósio sobre prevenção do suicídio, como parte das atividades do Setembro Amarelo (Foto: Facebook da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria) No último dia 3, profissionais de saúde mental participaram de simpósio, no Cremepe, sobre prevenção ao suicídio, como parte das atividades do Setembro Amarelo (Foto: Facebook da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria)

Profissionais de saúde mental, estudantes de medicina, representantes do Exército e de entidades médicas se reúnem, neste sábado (10), a partir das 9h, no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife, para uma ação de prevenção ao suicídio. A iniciativa faz parte das atividades em Pernambuco do Setembro Amarelo, que tem como objetivo alertar para esse problema de saúde pública, que coloca o Brasil em 8º lugar em número de suicídios no mundo.

“A quantidade de pessoas que comentem suicídio vem crescendo, especialmente entre os jovens dos 15 aos 30 anos. Não podemos admitir que pessoas tão novas coloquem fim a própria vida sem que façamos algo para impedir. A mensagem do Setembro Amarelo é de valorização da vida”, afirma o presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, Everton Botelho. A entidade é uma das articuladoras da campanha em Pernambuco e, ao lado de outras instituições médicas, universidades, ONGs e o Exército, programou ações sobre o tema.

Segundo o psiquiatra, o número de médicos que cometeram suicídio do início do ano até o mês de julho merece atenção. Nesse período, foram sete casos, o que representa uma média de um profissional por mês. “Existe um mito de que o médico é um ser supremo, que nada o atinge. Na verdade, o médico é um ser humano como outro qualquer com suas necessidades e, inclusive, problemas de saúde”, argumenta.

De acordo com Everton Botelho, outros mitos sobre o suicídio precisam ser derrubados para preservar a vida das pessoas. “A Associação Brasileira de Psiquiatria elaborou um material que ajuda a identificar os sinais do comportamento suicida. A partir disso, o familiar ou amigo pode prestar e buscar o apoio que a pessoa precisa”, comenta.

No Parque da Jaqueira

Participam da atividade de conscientização, no Parque da Jaqueira, neste sábado (10), a banda do Exército e os demais participantes da ação. Na ocasião, será distribuído material informativo. A ideia é levar a mensagem sobre a importância da família e dos amigos no suporte a quem precisa de ajuda. Às 9h do dia 10, um grupo de profissionais de saúde mental sairá do Hospital Ulysses Pernambucano, na Tamarineira, Zona Norte do Recife, e caminhará até o Parque da Jaqueira.

"Fizemos essa mesma ação no ano passado e tivemos um impacto muito positivo. Estamos otimistas de que, neste ano, o resultado será ainda maior", conclui Everton.

Cronograma de ações no Recife

9/9 - Simpósio sobre Suicídio da UFPE

Local: Auditório Jorge Logo (Centro de Ciências da Saúde da UFPE)

Horário: 13h

10/9 - Atividade no Parque da Jaqueira

Local: Parque da Jaqueira (área de patinação)

Horário: 9h (participação da Banda do Exército)

23/9 - Simpósio sobre suicídio da UFPE

Local: Auditório Jorge Logo (Centro de Ciências da Saúde da UFPE)

Horário: 13h

27/9 - Simpósio sobre Suicídio da UPE

Local: Auditório Jaime Scherb (Faculdade de Ciências Médicas da UPE)

Horário: 8h30