Unidades de saúde do Recife incentivam homens a adotar cuidados preventivos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/09/2016 às 15:09
homens-destaque FOTO:

Mutirões em unidades da rede municipal do Recife ajudam homens a fazer check-up e orientam sobre os principais cuidados para manter-se saudável (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem) Mutirões em unidades da rede municipal do Recife ajudam homens a fazer check-up e orientam sobre os principais cuidados para manter-se saudável (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

No Brasil, os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais infarto, acidente vascular cerebral, câncer, taxas elevadas de colesterol e pressão alta. Esse diagnóstico foi apresentado este mês pelo Ministério da Saúde, que chama atenção da sociedade, da comunidade médica e das autoridades de saúde para o perigo de os homens ainda negligenciarem a própria saúde. Com a missão de mudar essa realidade e estimular a população masculina a assumir cuidados preventivos, o Recife tem reforçado as ações voltadas para a melhoria da qualidade da saúde integral do homem e, dessa maneira, sensibilizar a população masculina a incorporar os cuidados com a saúde no dia a dia. Na rede municipal, há unidades de saúde que mais voltam a atenção para esse público, segundo o gerente de políticas estratégicas da Secretaria de Saúde do Recife, Helton Bruno Feitosa.

Leia também: 

>> Um terço dos homens não tem o hábito de ir aos serviços de saúde, revela pesquisa

>> Centro de assistência inaugurado no Recife é voltado para a saúde integral do homem

“Entre elas, estão as Unidades de Saúde da Família Vila das Aeromoças e Jordão Baixo, como também a Upinha Dia Desembargador José Manoel de Freitas UR-4/UR-5 (todas na Zona Sul do Recife). Nelas, há grupos de cuidados com a saúde integral do homem. Mas todas as outras unidades da rede municipal servem também como porta de entrada aos serviços de saúde”, informa Helton Bruno.

Em outubro, a Policlínica Gouveia de Barros, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, passará a integrar a lista de locais com oferta de atendimento voltado para a população masculina. “As consultas serão às quartas-feiras pela manhã. Os homens poderão vir por demanda espontânea, sem necessidade de marcação ou encaminhamento de outras unidades de saúde”, diz o enfermeiro Esmeraldo Rodrigues, do Distrito Sanitário I do Recife e responsável por mutirão realizado na policlínica, na segunda-feira (22), que atendeu cerca de 200 homens. Na ocasião, eles passaram por aferição de pressão arterial, teste de glicemia, coleta de escarro (teste de tuberculose), teste HIV e sífilis, orientação em saúde bucal e doenças sexualmente transmissíveis/aids.

Infográfico - Homem

Encaminhamento

Se for necessário o olhar de um especialista após atendimento em qualquer unidade básica de saúde, os homens podem ser encaminhados para as policlínicas onde há urologistas (são cinco na assistência municipal). “Se houver dificuldade para dar esse suporte na nossa rede, eles podem ser conduzidos às redes conveniadas, como o Imip, o Hospital Santo Amaro e o Hospital Maria Lucinda”, frisa Helton Bruno.

Ele cita o Cartão do Homem, lançado há cerca de um ano pela Secretaria de Saúde do Recife, como uma alternativa que que permite aos pacientes uma atenção sistematizada de consultas, exames e vacinas. “Os cartões, que registram indicadores de saúde como pressão arterial, glicose e índice de massa corporal, são distribuídos nas unidades básicas de saúde e durante as ações educativas.”

Já o exame de toque retal, que possibilita o diagnóstico do câncer de próstata (tumor mais incidente nos homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma), pode ser realizado em algumas policlínicas e também na rede de alta complexidade, que inclui o Hospital das Clínicas, o Otávio de Freitas, o Getúlio Vargas e o Barão de Lucena, além de outros estabelecimentos.